FANDOM


O Grão Duque

Duke2

Sexo Masculino
Aparência Pele clara, magro, cabelo preto, bigode, breve papada, monóculo, uniforme azul, sapatos pretos, estribos
Personalidade Nervoso, sofisticado, sarcástico, sério, prático, desesperado
Ocupação Mão direita do Rei, conselheiro do Rei
Afiliações Bom
Objetivo

Agradar seu chefe

Casa Castelo do Rei
Parentes Desconhecidos
Gosta O Rei feliz, fazer um bom trabalho
Odeia O Rei nervoso
Interpretes Stellan Skarsgård (no filme live-action de 2015)
Voz nos Estados Unidos Luis van Rooten
Rob Paulsen
Voz no Brasil Aloysio de Oliveira (filme original)
Issac Schneider (2002-atualmente)
Luiz Carlos Persy (apenas no filme live-action de 2015)

O Grão-Duque é um personagem importante em Cinderela. O grão-duque é a mão direita do Rei e é encarregado de manter a paz no reino. O Grão-Duque é destaque em uma das cenas mais famosas do filme. Devido a isto, o Grão-Duque é um personagem um pouco icônico. Ele foi dublado por Luis van Rooten no filme original e é dublado por Rob Paulsen nos últimos tempos.

Personalidade

Qualidade mais marcante do grão-duque é que ele é extremamente desajeitado e geralmente calmo. Ele também é um pouco nervoso - provavelmente devido ao temperamento do rei tirar ele do sério com freqüência - mas não retratado como covarde. Ele sente que o amor à primeira vista é apenas um conto de fadas romântico, e aponta para o Rei que o sapatinho de cristal, encontrado pelo príncipe encantado pode se adaptar a qualquer número de sapatos usados pelas meninas do reino. Ele é extremamente leal ao rei, apesar de mostrar medo de suas ameaças quando as coisas dão errado.

O Grão-Duque é a 3 ª pessoa mais poderosa do reino após o Rei e o Príncipe Encantado, como ele tem autoridade sobre os guardas e servos do palácio.

Aparições

Cinderela

O Grão-Duque é exibido pela primeira vez com o rei, que pede o som de crianças correndo ao redor do castelo, e quer ver os netos, antes de ele partir. Ele tenta descobrir como encontrar uma esposa para seu filho, o Príncipe Encantado. Ele vem com a idéia de fazer um baile em seu castelo e ordena que o Grão-Duque organise o baile para celebrar o retorno do príncipe para casa e encontrar-lhe uma esposa.

O Grão-Duque acha que as idéias do rei sobre amor à primeira vista não existem, e quando ele vê o Príncipe Encantado encontrando-se apenas entediado com as mulheres que frequentam o baile, critica o rei suavemente, dizendo ao rei que suas idéias românticas não são reais, no entanto, de repente vem uma garota estranha e o Príncipe Encantado se apaixona por ela à primeira vista como se fosse uma história vista apenas em contos de fadas (feita especialmente irônico pelo fato de que a história de Cinderela é em si um conto de fadas). Mas, mesmo como ele faz isso, o Príncipe Encantado vê Cinderela e é fascinado por sua aparência. O Grão-Duque parece tomado com Cinderela, bem como, e descobre que se o príncipe caiu para essa garota que ele vai cumprir as ordens de seu superior para fazê-lo funcionar sem problemas.

O rei, em seguida, ordena que o Grão-Duque garanta que Cinderela e o Príncipe Encantado tenham uma noite perfeita, imperturbável, o que o Grão-Duque organiza competentemente fechando as cortinas para deixar os dois privados. No entanto, quando o relógio bate meia-noite, Cinderela corre e o Grão-Duque dá ordens do guardas para tentar impedi-la. Ela foge, mas o Príncipe Encantado é capaz de coletar o sapatinho de cristal que ela deixou para trás. O Grão-Duque também está pronto para lidar com as más notícias, tendo que interromper a alegria do rei, dizendo-lhe que a menina com quem o príncipe encantado passou a noite desapareceu. Como esperado, o rei fica furioso, acusando o Grão-Duque de conspirar com o príncipe para fugir do casamento. O Duque explica que a menina deixou para trás o sapato, e o príncipe não vai descansar até que ela seja encontrada, como ele está determinado a se casar com a garota que se encaixa no sapato, finalmente saciando a raiva do rei. O duque diz de forma sensata ao Rei que o sapato pode se adaptar a qualquer número de pés das meninas, mas o Rei simplesmente aponta que isso é problema do Príncipe. Ele, então, ordena o Duque para encontrar a garota que se encaixa no sapato, ao qual o Grão-Duque diz que vai tentar em cada mulher no reino até que seja encontrada uma correspondente.

Cinderella4

O Grão Duque testa o sapatinho em Cinderela.

Na manhã seguinte, depois de uma longa noite de busca, ele finalmente chega na casa de Lady Tremaine. Depois de tentar o chinelo em Anastasia e Drizella (que ambos fazem da maneira mais difícil de obtê-lo) , ele está prestes a ir embora, mas, em seguida, Cinderela aparece. Apesar da insistência de Lady Tremaine que Cinderela é apenas uma garota que serve elas e não poderia ter estado no baile (embora ela tem a certeza de que ela o fez), as ordens de Grão-Duque, Tremaine se afasta para que ele possa experimentar o sapatinho em Cinderela, como suas ordens são para todas as mulheres tentarem. Ele chama a seu lacaio para entregar o sapato, mas Lady Tremaine coloca seu pé no caminho, fazendo com que o chinelo voe e quebre em pedaços na frente do Duque e de Cinderela. Isso faz com que o Duque se sinta horrorizado e aterrorizado com a reação do rei. Cinderela, no entanto, revela que ela tem o outro sapato, e o Grão-Duque fica radiante a ponto de ele beijar o sapato. Ele desliza o chinelo no pé dela, e descobre que ele se encaixa. Ele então leva Cinderela, junto com seus amigos ratos, Bruno e Major, para o castelo, onde reúne Cinderela com o Príncipe Encantado.

Por fim, o grão-duque aparece no final do filme, onde ele e o Rei jogam confete para celebrar o casamento de Cinderela e do Príncipe Encantado, que tanto descem as escadas e montam em uma carruagem que leva os recém-casados ​​em lua de mel.

Cinderela 2 - Os Sonhos Tornam-se Realidade

Grand Duke 2

O Grão Duque em Cinderela 2 - Os Sonhos Tornam-se Realidade.

Na seqüência, o Grão-Duque reaparece como braço direito do Rei e assistente. O Duque ajuda Cinderela a se adaptar a sua nova vida de princesa, o que prova ser difícil. Na primeira história, Cinderela deve ganhar a capacidade de atuar e se vestir como uma princesa, bem como fazer o baile real. O Duque originalmente ofereceu ajuda para Cinderela, mas o trabalho foi dado para Prudence, sua rival. No final Cinderela cria um excelente baile enquanto o Duque desenvolve um relacionamento romântico com Prudence. Na próxima história, ele e Cinderela tem crescido uma estreita amizade e passam a maior parte dos dias atuais trabalhando ao redor do castelo ao lado dela. No final, o Duque e o Rei participam do Festival da Primavera, que culmina com os dois em um passeio em um elefante louco.

Cinderela 3 - Uma Volta no Tempo

Grand Duke 3

O Grão Duque em Cinderela 3 - Uma Volta no Tempo.

No terceiro filme, o Grão-Duque reaparece como um personagem principal mais uma vez. Lady Tremaine rouba a varinha mágica da Fada Madrinha e muda a história de modo que o pé de Anastasia se encaixe no sapatinho. O Grão-Duque mantém sua personalidade nervosa e parece ter mais amizade com o príncipe encantado no filme.

Ele aparece pela primeira vez revivendo seu papel do primeiro filme depois de Lady Tremaine reverter o tempo e encaixar o sapato em Anastasia. Ao contrário dos vilões do filme, o Duque é alheio ao interruptor de tempo e não tem conhecimento que ele está usando mágia para fazer com que o sapato caiba em sua filha. Ele dá a Lady Tremaine uma visita ao castelo e acredita que Anastasia não vai fazer uma mulher decente. O duque assiste ao casamento onde Cinderela é revelado para ser a verdadeira princesa e a paz é restaurada.

A Pequena Sereia

O Grão-Duque, e o rei, foram os convidados dcerimônia de casamento do príncipe Eric com Vanessa. Eles são brevemente vistos quando o cachorro de Eric, Max, corre por eles e morde Vanessa na parte traseira.

O Point do Mickey

Na série de televisão O Point do Mickey, o Grão-Duque faz numerosas aparições geralmente sentado com o rei. No episódio "Ask Von Drake", o duque foi visto tentando botar o sapato em Drizella até Ludwig Von Drake aconselhar ele de experimentar em Cinderela.

Aparições em live-action

Cinderela (filme de 2015)

No remake em live action, ele é interpretado por Stellan Skarsgård.

Durante o baile real, ele percebe que o príncipe Kit se apaixonou por Ela, quando eles trocam a primeira dança, e se torna irritado, pois ele prometeu secretamente Kit para uma princesa, o que é escutado pela Madame Tremaine.

Depois que Ela se nega a obedecer as ordens de Tremaine, que descobriu que ela era a garota do baile, a madrasta tranca ela em seu quarto, e vai até o Duque para informar a identidade da garota pela qual o príncipe se apaixonou, entregando também o sapato quebrado. Ele promete a ela um título de condessa e bons maridos para suas filhas. Logo depois, ele mostra o sapato quebrado ao príncipe, numa tentativa de fazer ele desistir da busca pela garota, mas isso o torna mais determinado do que nunca para encontrar o seu verdadeiro amor.

O Grão-Duque e o capitão dos guardas leva o sapato para o restante das donzelas no reino, os quais são rejeitados pela sua magia, antes de chegar na propriedade de Tremaine. Quando o sapato rejeita ambas as irmãs de criação da madame, eles resolvem sair, só para ouvir Ela cantando graças aos ratos terem feito uma abertura em sua janela do sótão. O Grão-Duque tenta sair de qualquer maneira, mas é interrompido por um dos homens, que se revela ser Kit disfarçado e exige que o capitão investigue o som. Uma vez que Ela é encontrada, a Madame Tremaine tenta proibi-la de tentar usar o sapato, mas é superada pelo capitão. Com certeza, o sapato se encaixa e Ela deixa a casa com Kit após perdoar sua madrasta. As três são então banidas do reino juntamente com o Grão-Duque. 

Vídeo games

Kingdom Hearts: Birth by Sleep

GrandDuke
Como no filme, o Grão-Duque aparece assistindo ao baile como ele ocorreu, com prazer de ver que o príncipe tinha encontrado uma donzela (Cinderella), ele parecia bastante afeiçoado. No entanto, Terra, que tinha escoltado Cinderela com segurança através de salas, notou que havia mais Unversed acima do salão de baile e perguntou ao Grão-Duque indicações para chegar à varanda. Para piorar a situação, o Unversed alimentava-se do ciúme de Lady Tremaine e suas filhas e transformou-se no Symphony Master. Terra conseguiu matar ele e perguntou ao Grão-Duque quanto tempo o Unversed foram infestando no Castelo dos Sonhos. O Grão-Duque informou que um rapaz em uma máscara visitou o reino um pouco atrás e liberou as criaturas, o que lhe obedeceram sem questionar.

Cinderela foge a meita noite, deixando para trás um único sapatinho de cristal. Foi então que o rei deu a ordem para realizar uma pesquisa, dizendo que qualquer donzela que se encaixar o sapato seria a noiva do príncipe encantado. O Grão-Duque, em seguida, partiu sem hesitação para realizar seu comando.

Eventualmente, chegando antes da jovem Aqua, uma Keybearer de fora do Castelo de Sonhos informou-a da identidade de Lady Tremaine depois que Aqua recebeu uma má vibração dela. Em seguida, ele viajou para a casa de Tremaine para começar sua busca. Felizmente, Cinderela fugiu de seu quarto depois de ser presa por Lady Tremaine e ela calça o sapato no pé. No entanto, um Unversed criado a partir do ciúme de Tremaine tentou matá-los. Felizmente, Aqua impediu isso, permitindo que o Grão-Duque possa levar Cinderela com o Príncipe.

Parques da Disney

Grand Duke Twice Charmed

O Grão Duque no Twice Charmed.

O Grão-Duque faz aparições ocasionais nos parques da Disney. Junto com o Rei, ele é muito raro e é geralmente visto em shows.

Cinderella's Royal Coronation

No show ao vivo Cinderella's Royal Coronation, o Grão-Duque aparece ao lado do Rei tendo um grande papel no próprio show. O Grão-Duque aparece e apresenta o Rei e depois introduz os personagens Disney convidados como Bela, Pateta, Jasmine e Aurora.

Twiced Charmed

O Duque é um personagem coadjuvante no musical. O Duque é o melhor amigo do príncipe Encantado e ainda atua em uma música envolvendo ele, Cinderela e o príncipe Encantado.

Disney On Ice

O Grão-Duque faz aparições nos shows ao vivo de turismo do Disney On Ice. Normalmente, quando a história de Cinderela é destaque no Disney On Ice, a história é recontada e o grão-duque faz uma aparição colocando o chinelo em Cinderela.

Trivialidades

  • The Grand Duke Hotel é o nome usado para um hotel no filme Encantada.
  • O Grão-Duque é bom, mas quando as circunstâncias fogem dele, ele pode ser um pouco antagônico, como ele literalmente tentou capturar Cinderela para impedi-la de deixar o baile (mas isso foi para que ele não iria ficar em apuros com o rei como ele temia perdendo a cabeça)
v - e - d
Cinderela Logo
Mídias:

Filmes: Cinderela | Cinderela 2 - Os Sonhos Tornam-se Realidade | Cinderela 3 - Uma Volta no Tempo | Disney Princess Enchanted Tales: Honesty and True | Caminhos da Floresta | Descendentes | Cinderela (filme de 2015)
Televisão: O Point do Mickey | Once Upon a Time | A Poem Is... | Princesinha Sofia: Era Uma Vez
Vídeo-games: Cinderella: Magical Dreams | Cinderella Dollhouse 2 | Kingdom Hearts Birth by Sleep | Just Dance: Disney Party | Cinderela: Free Fall
Livros: Big Golden Book | Little Golden Book

Personagens:

Cinderela: Princesa Cinderela | Jaq e Tata | Ratos | Pássaros | Príncipe Encantado | Fada Madrinha | Bruno | Major | Pai de Cinderela | Madame Tremaine | Drizella | Anastasia | Lúcifer | O Rei | Grão-Duque
Cinderela 2: Os Sonhos Tornam-se Realidade: Pom-Pom | Prudence | Beatrice e Daphne | O Padeiro | Vendedor de Flores | Condutor | Herald | Suzy | Perla | A Rainha | Mary
Do filme de 2015: Mãe de Cinderela

Objetos:

Abóbora | Carruagem de Abóbora | Varinha Mágica | Vestido de Cinderela | Sapatinho de Cristal

Locais:

Castelo da Cinderela | Casa de Cinderela | Vila | Castelo do Rei

Músicas:

Filmes: Cinderela | Um Sonho é um Desejo | Oh, Canta Rouxinol | Canção do Trabalho (Cinderela, Cinderela) | Bibbidi-Bobbidi-Boo | Isto é o Amor | Put it Together | Siga os Seus Sonhos | Vivendo a Vida com Amor | O Que Importa é o Coração | Ano Maravilhoso | Muito Mais que Sonhar | No Baile | I Still Believe
Enchanted Tales: Honesty and True: Happiness Was Made To Share

Outros:

Trilha-sonora de Cinderela | Cante e Conte

v - e - d
Kilala Logo
Mídias:

Princesa Kilala (Volumes)

Personagens:

Kilala Reno | Rei | Erica Ange | Senhora Boas Maneiras | Kenta | Tippe | Valdou | Branca de Neve | Os Sete Anões (Mestre, Zangado, Feliz, Soneca, Atchim, Dengoso, Dunga) | Rainha Má | Príncipe Florian | Urubus | Ariel | Linguado | Sabidão | Sebastião | Úrsula | Pedro e Juca | Rei Tritão | Príncipe Eric | Max | Cinderela | Príncipe Encantado | Madame Tremaine | Anastasia | Drizella | Jaq e Tata | Fada Madrinha | Grão-Duque | O Rei | Lúcifer | Major | Bruno | Tinker Bell | Bela | A Fera | Horloge | Lumière | Madame Samovar | Zip | Gaston | LeFou | Sultão | Aurora | Príncipe Phillip | Fauna, Flora e Primavera | Malévola | Aladdin | Jasmine | Gênio | Jafar | Iago | O Sultão de Agrabah | Razoul | Tapete Mágico | Abu | Rajah | Sylphy | Mulan | Mérida | Pocahontas

Locais:

Avalor | Portal dos Sonhos | Paradiso | Casa dos Sete Anões | Castelo da Rainha Má | Atlântida | Covil da Úrsula | Casa de Cinderela | Castelo do Rei | Castelo do Rei Stefan | Floradiso | Castelo da Fera | Agrabah

Objetos:

Tiara Mágica | Espelho Mágico | Maçã Envenenada | Sapatinho de Cristal | Tridente | A Rosa Encantada | Bastão de Jafar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória