FANDOM


PrincipeOficial.png
Capitão Li Shang
Li Shang.png
Idade Desconhecida
Sexo Masculino
Cor dos Olhos Castanhos escuros
Cor do Cabelo Preto
Cidade Natal China (país)
Cor da Pele Amarela
Família General Li (pai, falecido), Mulan (esposa), Fa Zhou (sogro), Fa Li (sogra), Vovó Fa (avó de consideração), Lonnie (filha, em Descendentes)
Destino Agradar seu pai e derrotar os hunos
Gosta Mulan, crianças, as coisas da sua maneira
Odeia China em perigo, conversar, falhas, seus soldados abandonando ele, perder Mulan
Afiliações Bom
Ocupação Capitão, general do exército imperial, marido de Mulan
Casa China
Voz nos Estados Unidos BD Wong (falando), Donny Osmond (cantando)
Voz no Brasil Cláudio Galvan

Capitão Li Shang é um capitão chinês do exército no filme de 1998 da Disney Mulan e de sua sequência. Ele serve como tritagonista do primeiro filme. Sua voz falando é fornecida por BD Wong em ambos os títulos, e os vocais de canto são realizados por Donny Osmond.

Background

Shang é o filho do General Li, o chefe do exército chinês. Durante a sua nomeação no primeiro filme, ele é um líder altamente capaz, com uma dedicação à sua causa. Menciona-se que ele era o primeiro da classe em relação à assuntos militares e foi eficiente em táticas de treinamento. No entanto, ele, as vezes, se estressa facilmente e colocar o seu dever acima de seus sentimentos, em contraste com Mulan. Ele é muitas vezes depreciativamente chamado de "Garoto Bonito", devido a sua boa aparência e forte compleição física. Ele é reservado e pensativo, uma influência mais lógica e calma à personalidade aventureira de Mulan. Além disso, apesar de sua habilidade em assuntos militares, ele parece não entender muito assuntos sociais, como ele tem dificuldade em distinguir Mulan sobre seus sentimentos por ela.

Aparições

Mulan

Pouco depois de sua introdução inicial do filme, Shang é apontado como um capitão do exército de seu pai, o General Li. A nomeação dele é protestada por Chi-Fu, que afirma que Shang é muito jovem para tal responsabilidade. General Li defende a escolha, observando inúmeras realizações de Shang, bem como sua impressionante linhagem militar. Como um ligeiro compromisso, Shang é condenado a treinar os novos recrutas, e depois, enquanto se aguarda a aprovação de Chi-Fu, se junta ao exército principal. Shang é inicialmente animado com a perspectiva, mas é um pouco decepcionado quando os novos recrutas são mostrados para ter falta de habilidades. Após o treinamento duro, no entanto, ele é capaz de transformá-los em soldados respeitáveis​​. Shang, em seguida, vai para Chi-Fu, que se recusa a conceder a sua aprovação, apesar dos protestos de Shang . Chi-Fu deprecia tanto os soldados quanto Shang, insinuando que ele acredita que Shang só se tornou capitão por causa de seu pai. Chi-Fu , em seguida, ameaça que as tropas de Shang nunca veram a batalha após o general ler seu relatório.

Shang 3.png

Shang em Mulan.

Uma carta mais tarde vem para Shang (supostamente do General, mas na verdade forjada por Mushu) pedindo-lhe para seguir com suas tropas. Chegando a uma vila na passagem de montanha, eles descobrem que a aldeia tinha sido arrasada pelos hunos. Embora existam possíveis sobreviventes, Shang descobre que todo o exército (incluindo seu pai) pereceram na batalha. Shang leva um momento para lamentar, fazendo um pequeno santuário para o pai, antes de tomar os seus soldados em busca dos hunos, eles estão indo em direção a Cidade Imperial. Eles logo encontram o exército huno, apenas para descobrir que eles são irremediavelmente em desvantagem. Shang prepara para a última posição. No entanto, um soldado chamado Ping (que na verdade é Mulan disfarçada) é capaz de parar o exército huno, causando uma avalanche. Shang é pego na avalanche, mas é salvo por Ping.

Na sequência, Shang agradece Ping e aceita "ele" como um amigo de confiança. No entanto, enquanto Ping está a receber tratamento, descobriu-se que "ele" é uma mulher chamada Mulan. Embora a lei diz que uma mulher que é descoberta no exército é para ser morta, Shang poupa-la, devido à dívida que ele tem a ela por salvá-la. Shang, então, deixa Mulan, e lidera seu exército para a Cidade Imperial.

Na Cidade Imperial, Shang e suas tropas devem ser honrados por derrotar os hunos.  Mulan de repente chega na cidade, alegando que os hunos estão vivos. Shang se recusa a acreditar nela, já que ela tinha mentido sobre sua identidade, mas suas afirmações são logo mostradas para serem verdadeiras. Como Shang está sendo homenageado pelo Imperador, Shan Yu e vários hunos seqüestram o Imperador e se trancam no palácio. Shang tenta levar uma missão de resgate, mas inicialmente falha. Mulan assume o comando, e junto com Yao, Ling e Chien Po são capaz de subir pilares para um andar superior. Enquanto Mulan e o trio distraem os guardas hunos, Shang corre para uma varanda e luta contra Shan Yu. O trio é capaz de levar o Imperador com segurança, mas quando Shang é nocauteado, Mulan decide abrir mão de sua própria segurança para ajudá-lo.

Depois de Shan Yu ser morto, Shang é visto correndo do lado de fora do palácio, onde Mulan cai sobre ele. Mais tarde, ele defende Mulan como um herói quando Chi Fu começa repreender ela. Shang é um dos primeiros a se curvar para Mulan quando o Imperador honra ela como o herói da China. Como Mulan se prepara para ir para casa, Shang tenta dizer a ela como ele se sente, mas acaba gaguejando uma referência a seus talentos de combate. Shang mostra-se decepcionado com o seu fracasso, mas depois de ser aconselhado pelo Imperador, ele escolhe para viajar para a casa de Mulan para vê-la. Ele fala com ela, um pouco nervoso, sob o pretexto de que ele estava voltando para pegar um capacete que lhe restava. Como o pai de Mulan, Fa Zhou percebe o que Shang está tentando dizer, ele faz um gesto para Mulan, que convida então Shang para jantar naquela noite.

Mulan 2

Mulan2 209.jpg

Shang em Mulan 2.

Em Mulan 2, o filme começa com ele propondo Mulan em casamento, para a qual ela prontamente concorda. Durante uma reunião com o Imperador, ele é promovido de capitão a general. Shang e Mulan são dirigidos pelo imperador para escoltar suas três filhas a um reino vizinho, na esperança de um casamento arranjado entre elas e os três príncipes da oposição para formar uma aliança contra os mongóis, que ameaçam atacar a China. Ele e Mulan passam por muitos conflitos em torno de seu relacionamento, o que é em parte instigado por Mushu. No meio do filme, ele e o grupo são atacados. Shang e Mulan são deixados pendurados em uma ponte. Uma vez que a ponte não pode apoiar os dois, Shang pula para salvar Mulan. Quando as Princesas revelam que elas não querem continuar com o casamento, Mulan se oferece para tomar o seu lugar, como Shang é presumivelmente morto. No final do filme, quando é revelado que ele está vivo (com a ajuda de seu cavalo), Mushu salva o dia, fingindo ser o Dragão Dourado de Unidade e liberta as princesas de seus votos. Mushu (ainda posando como o Dragão Dourado) casa Shang e Mulan, usando isso como o casamento para trazer a paz entre os reinos. Mulan depois diz a Shang sobre Mushu; Shang faz a escolha para combinar ambos os templos das famílias para que Mushu possa permanecer como guardião de Mulan.

O Point do Mickey

Shang aparece brevemente no episódio Max's New Car.

Descendentes

Shang não aparece no filme original do Disney Channel de 2015, mais ele tem uma filha chamada Lonnie.

Vídeo games

Kingdom Hearts II

LiShang.png
Ele não aparece nos dois primeiros jogos, mas faz uma aparição no terceiro jogo como capitão do exército chinês para proteger a Terra dos Dragões de cair nas mãos de Shan Yu.

Inicialmente, ele não gostava de Ping (que é Mulan disfarçada) por causa de suas grandes deficiências em termos de luta, mas aprendeu a confiar "nele" depois de "ele" causar uma montanha de neve a cair em Shan Yu e seu exército. No entanto, Mushu deixa escapar acidentalmente a verdade sobre Ping e Shang percebe que Ping é realmente Mulan. Embora ela deveria ser condenado à morte, ele poupou sua vida.

Quando se verifica que Shan Yu está vivo e indo para a Cidade Imperial, Mulan tenta avisá-lo, mas ele se recusa a ouvir até que ele vê a verdade por si mesmo. Em seguida, ele resgata o imperador e agradece Mulan, Sora, Donald e Pateta por sua ajuda na proteção de seu país e, finalmente, derrota Shan Yu.

Após a segunda visita de Sora, um homem encapuzado preto (que na verdade é Riku) tinha visitado o Imperador e derrotou facilmente o capitão. Depois de Mulan, Sora, Donald e Pateta derrotar o Storm Rider Heartless, Mulan se torna parceira de Shang em proteger seu mundo e seu imperador, muito para seu prazer.

Durante os créditos finais, Shang é visto a partilha de um momento romântico com Mulan, até que os três soldados, Chien Po, Yao e Ling revelam que eles estão espionando os dois, arruinando o encontro.

Parques da Disney

Shang faz aparições muito raras nos parques temáticos da Disney, mas ele aparece com freqüência com Mulan nos shows do Disney on Ice. Ele também faz uma breve aparição em It's a Small World em Hong Kong Disneylândia com Mulan.

Trivialidades

  • O ato de transformar todo o campo contra Mulan é realmente uma técnica comum usada por sargentos durante o treinamento - encrenqueiros não serão escolhidos pelo sargento.
  • Li Shang é o segundo Disney Príncipe a ter a sua parte superior do tronco exposta após Aladdin, mas o primeiro a eliminar totalmente a roupa superior.
  • Li Shang é o primeiro Disney Príncipe a não compartilhar um beijo romântico com a heroína, sem contar com a continuação.
  • Li Shang é o terceiro príncipe da Disney para empunhar uma espada depois de Aladdin e do príncipe Phillip.
  • Li Shang é o primeiro personagem a mostrar gratidão e dar respeito aos atributos da heroína.
  • Li Shang é o segundo príncipe da Disney de possuir seu próprio cavalo após o príncipe Phillip e Sansão. Flynn Rider e Maximus poderiam contar como o terceiro, mas eles nunca tinham estado juntos desde que tinham vindo de diferentes origens, embora se juntem mais tarde.
  • Li Shang é o terceiro príncipe da Disney a não ser decente real, sendo o primeiro Aladdin, o segundo John Smith, e o quarto Flynn Rider.
    • Ele também é o segundo membro que não é tecnicamente um príncipe como ele não se casa com uma princesa ou não nasceu como um, o outro é John Smith, que nunca se casou Pocahontas. Ironicamente, ele se casou com uma das princesas da Disney, que também não é tecnicamente uma princesa, Mulan.
  • Li Shang é também o terceiro príncipe da Disney para se casar com alguém que não é uma princesa, sendo o primeiro o Príncipe Encantado, o segundo a Fera e o quarto Naveen.
  • Li Shang é possivelmente ambidestro. Ele tende a fazer muitas coisas com a mão esquerda.
  • Li Shang não tem um umbigo no primeiro filme, exceto uma linha. No segundo filme, ela parece estar lá, mas poderia ser apenas uma linha.
  • Cada vez que um chapéu (ou capacete) é mostrado com Shang, ele sempre é utilizado negativamente.
  • Seu nome na versão Mandarian é Xiang, que é ainda pronunciado como Shang mas o ang soa como ong em chinês. General Li pronuncia ele desta forma.
  • Ele tem estranhamente pés pequenos para o tamanho dele no primeiro filme. No segundo filme eles parecem maiores até o final.
  • Embora ele seja um mestre em kung-fu, ele é um dançarino desajeitado e parece ser um pouco desajeitado no segundo filme, bem como Mulan.
  • Ele consegue saber quanto tempo um personagem correu, como é mostrado no segundo filme.
  • Se ele é "o número um em sua classe" é possível que ele tem o título de "Jinshi".
  • Embora ele parece nunca estar com dor quando as coisas acontecem em brigas (como quando a flecha atinge ele), ele fica altamente perturbado por vermes em sua camisa.
v - e - d
Mulan Logo.png
Mídias:

Filmes: Mulan | Mulan 2 | Disney Princess Enchanted Tales: Honesty and True | Descendentes | Filme em live-action
Televisão: O Point do Mickey | Once Upon a Time | It's a Small World: The Animated Series | Princesinha Sofia
Vídeo games: Mulan | Disney's Mulan: Story Studio | Animated StoryBook: Mulan | Kingdom Hearts | Disney INFINITY: 3.0 Edition
Música: Mulan (Trilha-sonora original) | Mulan JR.

Personagens:

Mulan: Fa Mulan | Mushu | Gri-Li | Li Shang | Yao, Ling e Chien Po | Chi-Fu | General Li | Shan Yu | Fa Zhou | Fa Li | Vovó Fa | Ancestrais da Família Fa | A Casamenteira | O Imperador da China | Sha-Ron | Ting-Ting, Su e Mei | Khan | Irmãozinho | Hayabusa, o Falcão | Elite dos Soldados Hunos | Exército Huno
Mulan 2: Lord Qin | Príncipe Jeeki

Objetos:

Espada de Mulan | Amuleto do Imperador | Espada de Shan Yu | Gongo de Mushu | O Grande Dragão de Pedra | Pente Flor | Dragão Dourado da União | Amuleto de Mulan e Shang

Locais:

China | Cidade Imperial | Casa da Família Fa | Palácio do Imperador | Acampamento | Vila | Casa da Casamenteira | Templo da Família Fa | Campos de Colheita

Canções:

Honrar a Todas Nós | Imagem | Não Vou Desistir de Nenhum | Alguém pra Quem Voltar | True To Your Heart | Primeira Lição | Simples Garota Quero Ser | Here Beside Me | Working For A Dream

Outros:

Disney Sing Along Songs: Honor to Us All

v - e - d
Disney Principe Logo.png
Mídias:

Disney Príncipe | Produtos

Filmes:

Branca de Neve e os Sete Anões | Cinderela | Cinderela 2 - Os Sonhos Tornam-se Realidade | Cinderela 3 - Uma Volta no Tempo | A Bela Adormecida | A Pequena Sereia | A Pequena Sereia 2: O Retorno para o Mar | A Pequena Sereia: A História de Ariel | A Bela e a Fera | A Bela e a Fera - O Natal Encantado | A Bela e a Fera: O Mundo Mágico de Bela | Aladdin | O Retorno de Jafar | Aladdin e os 40 Ladrões | Pocahontas | Pocahontas 2 - Uma Jornada para o Novo Mundo | Mulan | Mulan 2 | A Princesa e o Sapo | Enrolados | Enrolados Para Sempre

Príncipes Oficiais:

Florian | Encantado | Phillip | Eric | Fera | Aladdin | John Smith | Li Shang | Naveen | Flynn Rider

Outros príncipes:

Príncipe Edward | Hércules | Harris, Hubert e Hamish

Séries de TV:

A Pequena Sereia (série de TV) | Cante uma História com Bela | Aladdin (série de TV) | Disney Princess Enchanted Tales | Enrolados: A Série

Vídeo games:

Branca de Neve e os Sete Anões (vídeo game) | The Little Mermaid (vídeo game) | The Little Mermaid 2: Pinball Frenzy | Beauty and the Beast: Roar of the Beast | Beauty and the Beast: Belle's Quest | Beauty and the Beast: A Board Game Adventure | Aladdin (vídeo game) | Nasira's Revenge | Pocahontas (vídeo game) | Mulan (vídeo game) | Disney's Mulan: Story Studio | The Princess and the Frog (video game) | Tangled (vídeo game) | Kingdom Hearts | Disney INFINITY

Outros protagonistas masculinos:

Peter Pan | Quasímodo | Tarzan | John Rolfe | Taran | Phoebus | Sora | Hans | Kristoff

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória