Fandom

Wiki Disney Princesas

Mamãe Gothel

2 395 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários7 Compartilhar
Gothel
Gotheldisney.png
Idade 80-90 anos (verdadeiro)
20-30 (falso)
Sexo Feminino
Cidade Natal Desconhecida
Ocupações Guardiã de Rapunzel
Afiliações Ruim
Objetivo Para manter Rapunzel na torre a todo custo, manter-se jovem e bonita para sempre, para ferir qualquer um que tentar manter o poder de cura de Rapunzel longe dela
Casa Torre de Rapunzel
Família Desconhecida
Gosta Usar o poder da flor para se manter jovem e bonita
Voz nos Estados Unidos Donna Murphy
Voz no Brasil Gottsha

Mamãe Gothel é a principal antagonista do longa animado de 2010 da Disney, Enrolados, dublada por Donna Murphy.

Personalidade

Mamãe Gothel é uma mulher que se apresenta como figura materna de Rapunzel, e é responsável pelo seqüestro dela e por trancá-la em uma torre quando ela era um bebê. Embora ela goste muito da jovem princesa, ela se recusa a se comunicar com Rapunzel, juntamente com seus comentários passivos e humilhantes em relação a ela são tudo menos carinho. A motivação de Gothel para tudo isso é puramente para manter-se fora do envelhecimento e prolongar a sua vida de modo que não se sabe se Gothel nunca realmente se importava com Rapunzel. Gothel é muito vaidosa, arrogante e faz vários comentários a respeito de sua imagem. Gothel é cada vez mais mostrada para o papel de vilã como Rapunzel começa a se apaixonar por Flynn e a princesa começa a descobrir sobre sua verdadeira identidade. Ela prova que se importa tanto com a própria vaidade, que acaba prendendo Rapunzel e cortando Flynn com uma faca.

O ardente desejo de Gothel para reter sua juventude por toda a eternidade tem impulsionado principalmente a mulher para cometer loucuras, ao ponto em que (como visto no clímax), ela estava mais do que disposta a forçar diabolicamente Rapunzel como escrava para o resto de seus anos, em oposição para assumir o papel de mãe de Rapunzel, o que evitaria conflitos em sua maior parte. Não só isso, a mulher também foi levado a um estado assassino, matando Flynn sem remorso, e mostrou-se perfeitamente bem em fazer o mesmo com quem mais pode entrar em seu caminho, assim como outros vilões da Disney icônicos.

Apesar de sua loucura, Mamãe Gothel tenta manter um toque elegante, muitas vezes, na tentativa de manter um comportamento equilibrado ao falar com Rapunzel e, apesar da fúria interna que ela sente. No entanto, ele realmente não precisa de muito para enfurecer Gothel, como mostrado várias vezes durante suas interações com Rapunzel no início do filme.

E, apesar de Mamãe Gothel inicialmente ter tomado o papel de uma "figura de mãe gentil" para Rapunzel depois de seu seqüestro, ela tem se mostrado bastante abusiva, constantemente repreendendo Rapunzel (geralmente sobre sua aparência), embora ela tenta reivindicar os insultos como meramente brincadeiras. Mesmo assim, Rapunzel deixou bem claro através de expressões faciais que os gracejos sarcásticos foram bastante dolorosos, no entanto.

Papel no filme

640px-Rapmovie32.jpg

Gothel sequestra Rapunzel.

Como uma mulher idosa que é uma bruxa perto do fim de sua vida, entre 80 e 90 anos de idade. Gothel é a única testemunha de uma gota de luz solar pura caindo no chão, criando uma flor mágica, com habilidades de cura. Quando Gothel canta para a flor e acaricia suas pétalas, ela torna-se mais jovem e bonita, entre 20 e 30 anos de idade. Ela está determinada a manter este segredo do resto do mundo e esconde a flor para manter-se bonita e jovem para sempre. Centenas de anos se passaram, e nesse tempo um reino próximo prospera. Infelizmente, a jovem rainha cai gravemente doente durante a gravidez, e o reino inteiro procura por uma cura. Um guarda consegue encontrar a flor e Gothel é impotente para detê-lo. Depois de beber um caldo feito da flor, a rainha é curada e habilidades da flor são dadas para o feto, uma menina chamada Rapunzel.

A Princesa Perdida

Na calada da noite, Gothel invade o quarto da pequena princesa e usa longos cabelos dourados de Rapunzel para se manter jovem. Quando ela tenta cortar um pouco o cabelo para ela, no entanto, ele fica marrom e os poderes de cura são destruídos. O rei e a rainha despertam como Gothel seqüestra a pequena princesa. Ela isola-la em uma torre escondida longe do resto do mundo, e cria ela como sua própria filha. Gothel se recusa a deixar Rapunzel ir para fora, dizendo que o mundo é um lugar perigoso onde as pessoas iriam tentar machucá-la e usar o seu dom para si mesmos. Rapunzel, no entanto, vê algumas luzes flutuantes especiais todos os anos em seu aniversário (lanternas flutuantes que realmente o rei e a rainha jogam para se lembrar de sua filha perdida) e quer descobrir o que elas são.

Dezoito anos mais tarde, Mamãe Gothel ainda é tão manipuladora e super-protetora como sempre. Ela sempre usa golpes sutis, e viagens como culpa, e refrões de "Sua Mãe Sabe Mais" para manter Rapunzel na torre. Quando Rapunzel faz diversos pedidos para deixar a torre e ver as luzes, ela finalmente grita para ela, dizendo "Você não vai deixar esta torre, SEMPRE!" quando Rapunzel estava realmente tentando dizer como ela conseguiu capturar Flynn Rider e atualmente estava escondendo ele no armário. Rapunzel promete nunca perguntar sobre as luzes novamente se Gothel trazer de volta um presente especial de aniversário, uma pintura para seu quarto feito de conchas brancas, o que exigirá uma viagem de três dias. Confiante de que Rapunzel esta segura, ela concorda.

Procurando Rapunzel

Kinogallery.com Rapunzel F shot 24.jpg

Mamãe Gothel faz um acordo com os Irmãos Stabbington.

No caminho, Gothel se depara com Maximus, que agora está sem um piloto e ainda em busca de Flynn. Percebendo que um cavalo sem cavaleiro poderia significar a descoberta de Rapunzel, Gothel volta para a torre e apela para Rapunzel descer seus cabelos. Desesperada quando não ouve resposta, Gothel reabre uma entrada previamente selada para a torre e entra na sala. Ela tem pavor quando não encontra ninguém lá, mas descobre a mochila de Flynn com a tiara roubada e um cartaz de procurado. Pensando que ele sequestrou Rapunzel, Gothel rouba um punhal e começa sua busca por ele. Quando ela se depara com a taberna O Patinho Fofinho, no entanto, ela ouve Rapunzel cantando como ela está feliz agora que ela deixou a torre. Ela espia Rapunzel e Flynn quando escapam através de um túnel escondido quando os guardas reais chegam. Ela flerta com um dos membros do Patinho Fofinho, para saber aonde eles foram.

Gothel logo se depara com os Irmãos Stabbington, que estão fora para se vingar de Flynn por trair eles. Usando isto a sua vantagem, Gothel dá-lhes a coroa, mas diz a eles que ela pode oferecer-lhes um tesouro ainda maior, junto com a vingança em Flynn. Naquela noite, ela fala com Rapunzel, enquanto Flynn tenta conseguir lenha e tenta convencê-la a voltar para a torre com ela. Rapunzel se recusa, querendo continuar sua jornada e admite que ela tem alguns sentimentos por Flynn. Gothel insiste que a única razão pela qual Flynn está com ela é por causa de sua coroa, que ela empurra para as mãos e ordena a ela para dar a ele como um teste antes de desaparecer.

A Crueldade de Gothel

Tangled-disneyscreencaps.com-8627.jpg

Gothel trai seus asseclas.

O plano de Gothel é colocado em ação, enquanto Flynn e Rapunzel estão assistindo as lanternas na noite seguinte. Rapunzel dá a mochila para mostrar que ela confia nele. Mas antes que eles se beijem, Flynn vê os Irmãos Stabbington na margem oposta e diz a Rapunzel para ela esperar como ele vai falar com eles. Flynn tenta se desculpar e dar a coroa para eles, mas eles revelam que eles agora sabem sobre o segredo de Rapunzel. Os irmãos encontram Rapunzel e dizem que Flynn saiu com a coroa e dizem sobre sobre seus poderes de cura. Rapunzel se recusa a acreditar neles até que eles apontam para Flynn navegando afastado em um barco, ignorando os gritos de Rapunzel. Antes que os irmãos possam raptar Rapunzel, Gothel trai eles de modo que parece que ela está resgatando ela. Ela a leva Rapunzel para casa de coração partido e Flynn, que foi nocauteado e amarrado ao mastro do barco, é capturado pelos guardas, que se preparam para enforcar ele na manhã seguinte.

A Morte de Gothel

Tangled-disneyscreencaps.com-10015.jpg

Gothel começa a envelhecer para a morte.

Em casa, Gothel lembra a Rapunzel que o mundo é intolerante de alegria e felicidade e destruirá qualquer raio de sol que encontrar. Depois que ela vai para preparar o jantar, Rapunzel descobre que ela é a princesa que foi roubada anos atrás de sua casa e confronta Gothel com a revelação, duvidando dela, pela primeira vez. Gothel tenta acalmar Rapunzel, dizendo que ela só queria protegê-la, mas irrita Rapunzel ainda mais quando ela lhe informa sobre a sentença de Flynn para ser enforcado. Rapunzel insiste que ela nunca vai deixá-la usar seu cabelo novamente e empurrou-a em direção a um espelho, que quebra, incitando a raiva de Gothel. Quando Flynn escapa com Maximus e retorna à torre, ele sobe o cabelo de Rapunzel só para encontrá-la acorrentada e amordaçada. Gothel fatalmente apunhala ele pelas costas e se prepara para levar Rapunzel para um novo esconderijo, mas Rapunzel luta com toda sua força muito durante os protestos de Gothel. Rapunzel promete a Gothel que ela vai acompanhá-la em silêncio e nunca mais vai resistir a ela novamente se ela autorizar a curar de Flynn. Gothel concorda com isso, mas subestima a afeição do ladrão para Rapunzel. Escolhendo a morte em vez de permitir que Rapunzel seja presa para sempre, Flynn corta todo o seu cabelo com um caco de vidro do espelho quebrado antes que ela possa curá-lo. O poder de cura se foi para sempre, e uma Gothel horrorizada olha como sua verdadeira idade começa a aparecer. Como ela se contorce ao redor em pânico e tenta esconder seu envelhecimento sob seu manto, Pascal puxa o cabelo cortado e ela tropeça nele, caindo fora da janela da torre. Quando ela atinge o solo, ela se transformou em pó, e só a capa continua, reforçando o fato de que ela tinha morrido de velhice.

Parques da Disney

Apesar de não aparecer em qualquer um dos parques temáticos da Disney em todo o mundo, Mamãe Gothel faz sua única aparição ao vivo até hoje no show do Disney On Ice, Dare to Dream, desempenhando o mesmo papel do filme original. No entanto, ela é destaque em uma pequena quantidade de mercadorias dos Disney Vilões. E enquanto não aparece no próprio show, Mamãe Gothel é retratada por um dos dois anfitriões da versão de show ao vivo de Tangled na área Fantasy Faire da Disneylândia.

Trivialidades

  • O vestido de Gothel vem do Renascimento, que é de 400 anos antes do período de tempo de quando o filme se passa na década de 1780. Isso foi um esforço para dar ênfase de como Gothel e Rapunzel não se combinam e quanto tempo Gothel viveu.
  • A voz de Mamãe Gothel ia originalmente ser feita por Grey DeLisle.
  • Mamãe Gothel é a segunda vilã da Disney a possuir olhos cinzentos, depois de Úrsula.
  • Mãe Gothel é semelhante ao Juiz Claude Frollo de O Corcunda de Notre Dame de várias maneiras: ambos mantem o herói / heroína presos (Quasimodo e Rapunzel) e longe do mundo, proibindo eles de interagir com a sociedade, e os usando para seu ganho pessoal, bem como não utilizam quaisquer poderes mágicos. No entanto, Mamãe Gothel seqüestrou Rapunzel enquanto Frollo matou a mãe de Quasimodo e foi forçado pelo Arquidiácono para cuidar do filho e criá-lo desde então, embora Mamãe Gothel levantou Rapunzel como sua própria filha. Além disso, ambos tentaram matar o interesse amoroso do herói / heroína, como Mamãe Gothel fatalmente esfaqueou José enquanto Frollo tentou matar Esmeralda. Finalmente, ambos os vilões cumpriram suas mortes ao cair de uma grande altura, como Mamãe Gothel caiu da torre e se desintegra em pó antes de bater no chão, enquanto Frollo caiu da torre do sino de Notre Dame em uma piscina de chumbo derretido.
  • As roupas de Gothel no início do filme, quando ela encontra a primeira flor mágica são pretas com uma capa vermelha, o inverso das roupas que ela usa para o resto do filme: vestido vermelho e capa preta.
  • Além da narração de abertura, Gothel nunca é referida ou dirigida por seu nome no filme.
  • Os diretores do filme afirmaram que o estilo de guarda-roupa da Mamãe Gothel é de 400 anos mais velho do que o estilo de guarda-roupa de Rapunzel, Gothel é projetada para ser o oposto de Rapunzel, o que explica que seu cabelo é encaracolado preto (oposto do cabelo loiro e liso de Rapunzel).
  • Ela é um vilão muito original, demonstrando o que parece ser alguns sentimentos por Rapunzel, fazendo o jantar favorito de Rapunzel, concordando em ir em uma longa viagem para conseguir conchas para uma pintura que Rapunzel disse que ela queria para seu aniversário, e outras coisas que fizeram Rapunzel realmente amar ela. Mas, a longo prazo, ela só se preocupa com si mesma.
  • Mamãe Gothel é a mais antiga dos vilões da Disney (além de Hades).
  • Mamãe Gothel também é semelhante ao Stromboli de Pinóquio, como ambos os vilões planejam manter os protagonistas (Pinóquio e Rapunzel) trancados para seus próprios propósitos egoístas e sempre que os protagonistas protestam, eles gritam com eles. Além disso, os seus nomes são originados de países europeus (Stromboli é italiano e Gothel é alemão).
  • Mãe Gothel é a quinta vilã da Disney de um filme da Disney Princesas, primeiro sendo A Rainha Má do primeirp filme da Disney (e do primeiro filme sobre princesa) Branca de Neve e os Sete Anões, segundo a madrasta cruel Lady Tremaine de Cinderela, terceira sedo a fada má Malévola de A Bela Adormecida e a quarta sendo Úrsula a bruxa do mar de A Pequena Sereia.
  • Mamãe Gothel tem unhas marrons que parecem ser pintadas no filme.
  • A Disney revelou que ela não cai para a morte, mas morreu de velhice, sendo a primeira dos Disney Vilões a fazer isso. Apesar de que ainda ela faz uma queda de uma altura considerada muito grande.
  • Embora ela morreu de velhice, é bastante irônico como era o cabelo de Rapunzel, a coisa que dá a sua juventude e imortalidade biológica, que a levou a cair da torre, algo que provavelmente teria matado ela, mesmo que ela não tinha idade.
  • Quando Enrolados estreou no Disney Channel, o decote da Mamãe Gothel foi censurado.
  • Mamãe Gothel, em certo sentido, é essencialmente o oposto completo de Flynn Ryder. Enquanto Flynn Ryder é um ladrão como Gothel quando ela sequestrou Rapunzel, ele realmente se preocupa com Rapunzel, não com o cabelo e, portanto, está disposto a sacrificar-se para que ela possa ser livre. Isso mostra que o seu amor por Rapunzel é puro e altruísta. Mamãe Gothel, por outro lado, só se preocupava com Rapunzel por causa de seu cabelo, e, como tal, ela vai fazer de tudo para manter Rapunzel com ela, mesmo que isso signifique destruir psicologicamente a vida dela. Isso mostra que o amor de Gothel para Rapunzel está corrompido, se tornando egoísta.
v - e - d
Lightning McQueen Cars 2.png
Mídias:

Filmes: Enrolados | Enrolados Para Sempre | Caminhos da Floresta | Descendentes | Enrolados: Antes do Felizes Para Sempre
Televisão: A Poem Is... | Once Upon a Time | Princesinha Sofia | Enrolados: A Série
Vídeo games: Tangled (vídeo game) | Disney Princess: My Fairytale Adventure | Disney Princess Enchanting Storybooks | Just Dance: Disney Party | Disney INFINITY | Kingdom Hearts | Disney Contos Encantados
Livros: Tangled: The Essential Guide | Little Golden Book | Ultimate Sticker Book | The Art of Tangled | Disney's Wonderful World of Reading | Tangled: The Junior Novelization

Personagens:

Enrolados: Rapunzel | Flynn Rider | Mamãe Gothel | Pascal | Maximus | Os Irmãos Stabbington | Mão de Gancho | Narigudo | Vladimir | Baixinho | Ulf | Átila | Vândalos do Bar | Capitão dos Guardas | Rei Frederic | Rainha Arianna | Quatro Irmãs
Série de TV: Cassandra

Objetos:

Frigideira de Rapunzel | Flor Mágica Dourada | Cabelo Mágico de Rapunzel | Coroa da Rapunzel | Lanternas Flutuantes

Locais:

Torre de Rapunzel | O Patinho Fofinho | Corona | Castelo de Corona

Músicas:

Filme: Quando Minha Vida Vai Começar | Sua Mãe Sabe Mais | Quando Minha Vida Vai Começar (Reprise) | Um Sonho Eu Tenho | Sua Mãe Sabe Mais (Reprise) | Vejo Enfim a Luz Brilhar | Canção da Cura | Something That I Want
Série de TV: Life After Happily Ever After | Wind in My Hair

Outros:

Trilha-sonora | Cante e Conte

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória