Wiki Disney Princesas
Registre-se
Advertisement
Wiki Disney Princesas
Mor'du
Mordu
Sexo Masculino
Cidade Natal Escócia
Ocupações Príncipe de um reino, urso demônio
Afiliações Ruim
Objetivo Conquiste os reinos de seus irmãos (anteriormente), para matar Mérida e qualquer um que fica em seu caminho (razão pela qual incerta)
Casa Castelo de seu reino
Família Pai e três irmãos falecidos
Gosta Poder, sendo soberano, sua força (como um humano), matar qualquer coisa (como um urso)
Voz nos Estados Unidos Frank Welker
Voz no Brasil Nenhuma

Mor'du é um urso e o principal antagonista do filme da Disney / Pixar Valente. Ele também aparece em Temple Run: Brave e A Lenda de Mor'du.

Personalidade[]

Quando Mor'du era humano, ele já teve um amor paterno-fraternal por seu pai e três irmãos mais novos. No entanto, ele estava confiante em sua força, mas confuso para este caráter e, assim, levou a sua arrogância, uma característica que o levou a lutar com seus entes queridos. Como Mérida, ele deixou seu orgulho tomar conta e entrou em confronto com a sua família, mas ao contrário de Mérida ele estava disposto a deixar que o ódio e o desejo tira-se o melhor dele em vez de perceber o seu erro e consertar o que restava de sua família. Seu desejo de poder levou-o a ir longe o suficiente para iniciar uma guerra, e, em seguida, em última análise, matou seus próprios irmãos a sangue frio.

Como um urso, o ódio e a raiva de Mor'du é manifestado através de suas ações, especialmente quando ele matou sua família. No entanto, depois de lutar contra seus próprios homens, sua natureza violenta acabaria por consumir o que restava de sua humanidade, deixando sua mente humana e consciência enterradas profundamente dentro da mente de sua forma amaldiçoada. Como resultado, Mor'du foi deixado como um vicioso monstro malévolo incapaz de sentir pena. Sua violência incontrolável era tão proeminente que até uma criança pequena pode ser vítima de suas intenções assassinas.

Quando ele foi morto, o espírito do príncipe foi finalmente libertado de sua prisão e, aparentemente aprendendo o seu erro, agradeceu Mérida com respeito para libertá-lo e mudou-se pacificamente para a vida após a morte.

Aparência fisíca[]

Como um ser humano, Mor'du teve uma construção forte e era o mais alto dos seus irmãos. Ele tinha cabelos castanhos e uma barba e vestia uma túnica de cor escura e um casaco de peles. Ele não veste uma camisa, que mostrou que seu corpo estava coberto com várias tatuagens. Ele também tinha estranhamente olhos amarelos brilhantes. Como um urso, Mor'du é completamente preto, muito grande e é mais alto do que o rei Fergus. Ele tem muitas cicatrizes e feridas horríveis em todo o seu corpo, bem como flechas na parte superior das costas devido a toda a luta, carnificina e assassinatos que cometeu (matando homens, mulheres e crianças). Isso faz com que ele parecesse mal formado e robusto, mas ainda muito grande. Seu rosto é o mais desfigurado de todos, e tem um brilhante olho amarelo e um olho morto vermelho.

Aparições[]

A Lenda de Mor'du []

A história de Mor'du é revelado em "A Lenda de Mor'du".

Mor'du era uma vez um príncipe humano, o mais velho dos quatro irmãos, todos os filhos de um rei sábio amado por seu povo. O irmão mais novo era sábio, o terceiro irmão era compassivo, o segundo irmão era leal, e o irmão mais velho, Mor'du, era forte, mas ele confundiu sua grande força.

Em um outono escuro, o rei ficou doente. Em seu leito de morte, o rei pediu que o seu reino fosse dividido entre seus quatro filhos, de modo que, juntos, eles poderiam ser os pilares que mantêm o reino em pé e em paz.

Infelizmente, o primeiro irmão sentiu que, como o herdeiro mais velho, só ele tinha o direito de governar o reino inteiro e uma semente de egoísmo cresceu nele como um veneno.

Para seus irmãos, ele alegou seu direito de governar e exigiu sua obediência, quebrando os laços de sua fraternidade, quebrando a pedra da família.

Eles acabaram entrando em uma guerra. Irmão contra irmão transformou em uma guerra travada nos quatro lados, que mudaram o reino para sempre. Enquanto o príncipe mais velho comandou um exército poderoso, a batalha manteve-se em um empate amargo.

Mordu prince

Mor'du como humano.

Com sede de vitória, o príncipe amaldiçoado foi atras do seu destino e saiu do bosque, até que ele chegou ao antigo círculo de pedras.

Will o wisps apareceu e levou-o a um lago escuro onde, não muito longe da costa, foi a casa de uma bruxa. Ele exigiu dela um feitiço que poderia mudar seu destino.

A força de dez homens que ele desejava, e para convencê-la, ele ofereceu seu anel. O acordo foi atingido que a bruxa pudesse ver a sua alma ferida. Ela completou o feitiço em forma de uma poção, mas ofereceu-lhe uma escolha: Para cumprir o seu desejo escuro ou curar os laços de família que ele tinha quebrado.

O príncipe usou como isca para seus irmãos uma falsa promessa de trégua, mas quando eles se encontraram no Trono de seu pai, ele mais uma vez declarou-se o único governante e exigiu a sua obediência.

Quando seus irmãos desafiaram ele novamente, ele bebeu o feitiço, que teve efeito imediato. Para sua surpresa, no entanto, o transformou em um grande urso preto. Só unindo os laços rompidos pelo orgulho que ele poderia quebrar o feitiço. Em vez disso, ele aceitou a forma de monstro e matou a seus irmãos a sangue frio.

Ele voltou a comandar o seu exército, mas eles só viam a temida besta e por isso se voltaram contra ele. Ele massacrou um grande número enquanto o resto fugiu do reino de terror.

Com os exércitos dos irmãos mortos, o reino caiu em trevas e ruína, e a praga do grande Mor'du, caiu sobre seu domínio.

Desejando poder sobre os laços de família, Mor'du havia mudado o seu destino para o pior, condenado a vagar eternamente, a sua alma para sempre enterrado nesta concha cheia de cicatrizes e tormentos.

Valente []

Ele aparece pela primeira vez no início, quando o Rei Fergus e a Rainha Elinor, com sua filha, a princesa Merida celebraram o aniversário de Mérida. Quando Merida dispara uma flecha para dentro da floresta e vai encontrá-la, Will aparece e tentar levá-la com eles. Escondido, Mor'du está olhando para ela. Quando Mérida encontra-se de volta ao acampamento, sua mãe começa a levá-la embora, mas Mor'du aparece a taca Fergus, fazendo Mérida e Elinor fugirem. Apesar de a princesa e a rainha fugirem a tempo, Mor'du não mostra nenhum medo nem vulnerabilidade a eles. Como Fergus desembainha sua espada e incita o urso a atacar, Mor'du ataca. Mais tarde, é revelado que a espada foi quebrada quando Fergus golpeou o urso e sua perna foi comida, dando-lhe um grande ódio do urso monstruoso.

Quando Mérida esta chateada por ter que se casar com um dos filhos dos três senhores, como seu dever para com a família, a Rainha Elinor diz a Mérida a história de quatro príncipes (um dos quais foi Mor'du) que estavam a ter a divisão reino para cada um, e Mor'du mergulhou o reino em caos por querer governá-los e ser o melhor deles, o que sugere que ele travou uma guerra contra seus irmãos. Quando Mérida vai para a cabana da bruxa, a bruxa leva o pingente de Mérida como pagamento e diz que um príncipe veio até ela e pediu a força de dez homens. Quando Mérida pergunta se isso mudou o seu destino, a bruxa confirma, mostrando a Mérida o anel de seu clã, os eixos cruzados.

Mais tarde, Mérida e sua mãe (agora transformada em um urso) seguem uma trilha de tufos de uma ruína de nevoeiro, tendo os eixos cruzados da família de Mor'du. Merida explora, caindo depois de andar em um pedaço instável de escombros. No interior, ela encontra uma sala do trono muito semelhante à sua própria e uma escultura de pedra quebrada de quatro irmão, um dos irmãos estando quebrado. Ela lentamente percebe que o príncipe que pediu para a força de dez homens de fato tiveram seu destino alterado, e que o homem tornou-se Mor'du. Mor'du aparece, perseguindo Merida das sombras. Mérida dispara uma flecha direto em sua cabeça, mas a flecha não faz nenhum dano. Mérida apressadamente tenta rastejar através das ruínas e chegar a pata de sua mãe, com o urso gigantesco tentando devorá-la. No último segundo, ela salta e só consegue agarrar a pata de sua mãe a tempo, como Mor'du estava atrás dela. Merida e sua mãe correm tão rápido quanto possível para longe, correndo para as grandes pedras e batendo nelas um pouco mais difícil , fazendo uma rachadura.

Merida percebe que ela deve consertar o vínculo rasgado pelo orgulho (como a Bruxa disse) consertando uma tapeçaria que sua mãe tinha feito para Mérida com a família, quebrando assim o feitiço. No entanto, sua mãe é atacada pelo rei Fergus e perseguida até o anel de pedras. Como Merida corre para salvar sua mãe e muda-la de volta, Mor'du esta nas sombras, seguindo-a. Mor'du ataca seu pai e os senhores lutam contra o urso, mas não conseguem. Quando Mérida torna-se ameaçada por Mor'du enquanto se prepara para comê-la, a Rainha Elinor ataca, usando suas garras e dentes para defender sua filha, mas Mor'du, provando ser muito mais velho e mais perigoso, bate-a com a sua vasta força. Elinor, vendo a rocha danificada anteriormente, esmaga Mor'du contra a rocha. Como Mor'du espreita para Merida e sua mãe feridas, o menir cai, esmagando-o.

Garras de Mor'du sobressaem sob o menir, mas sua morte liberta o espírito do Príncipe, que acena com a cabeça, felizmente para Mérida, antes que ele assume a forma de um fio e desaparece.

Trivialidades[]

  • Seu nome vem da língua celta gaélico Mór, que significa "grande" e "Dubh", que significa Preto, que se traduz em "Grande e Preto", que corresponde a sua descrição física perfeitamente.
  • Mor'du é francês para "mordido".
  • Mor'du também é latim para "mordida".
  • No poster do filme, Mor'du pode ser visto no fundo.
  • Mor'du está diretamente referenciado no título original do filme que era O Urso e o Arco.
  • Mor'du é o personagem masculino sétimo para ser transformado em um animal através de meios mágicos, o primeiro é Arthur Pendragon, sendo o segundo a Fera, o terceiro sendo Jafar, o quarto sendo Kuzco, o quinto sendo Kenai, e o sexto sendo Naveen.
  • Mor'du é o primeiro vilão principal de um filme da Pixar para nunca dizer qualquer diálogo.
  • Como Lotso de Toy Story 3, Mor'du é outro antagonista urso que apareceu em um dos filmes da Disney / Pixar.
  • Sua aparência é muito semelhante ao Urso de O Cão e a Raposa: Amigos Inimigos.
  • O verdadeiro nome de Mor'du é desconhecido (a partir de quando ele era humano), como é conhecido por este nome como um urso demônio.
  • Sua cicatriz em seu olho assim como Scar de O Rei Leão representa o mal e a escuridão dentro de sua alma.
  • Mor'du é completamente diferente do que Merida é e do que ela fez. Ambos se chocam com suas famílias por causa do orgulho, mas vão em duas direções diferentes. Enquanto Mérida queria ser livre e muitas vezes entra em conflito com sua família, ela se preocupa com eles e não mostrou hesitação para tentar quebrar o feitiço, quando ela acidentalmente amaldiçoou. Mor'du, por outro lado, só queria governar o reino por causa de si mesmo sendo herdeiro do trono, e ao invés de perceber o seu erro e quebrar o feitiço que ele infligiu sobre si mesmo, ele permitiu que seu orgulho fosse maior sobre ele e assassinou sua família, sem remorso. Além disso, diferente de Mérida, Mor'du teria se tornado obcecado com sua raiva em relação a sua família e trocou seu amor para conseguir o que queria.
  • Ninguém sabe ao certo por que Mor'du queria matar Mérida (ou sua família e, possivelmente, os senhores e seus filhos).
    • No entanto, pode-se presumir que, como os Will-o-Wisps pode levar qualquer um à sua sorte, Mor'du (tendo encontrado os tufos antes como um ser humano) pode ter querido matar Mérida como ela é a única seguindo as mechas.
    • Ou então pode ter sido sua própria natureza selvagem como urso que o fez ter este comportamento agressivo, assim como aconteceu algumas vezes com Elinor em forma de urso, que em certos momentos do filme parece não conseguir controlar seus instintos, e consequentemente sofre de surtos de selvageria, abandonando seu comportamento civilizado.
  • Armas não parecem ferir Mor'du, a pele do animal tem várias lanças e flechas degoladas fora dele, como seu corpo está cheio de muitas cicatrizes e junto com um rosto cheio de cicatrizes. Além disso, a espada de Fergus foi quebrada quando ele atingiu o grande urso preto.
  • Mor'du provavelmente era quase indestrutível, pois pode-se perceber pela linha de tempo do filme que ele viveu por muitos anos. Apenas uma das pedras do círculo mágico foi capaz de matá-lo.
  • Mor'du lutou com todos os quatro clãs.
  • Ursos da Eurásia são marrons, no entanto, os ursos negros pertencem à fauna norte-americana, sendo que tanto Mor'du quanto Elinor se tornam ursos negros quando amaldiçoados, apesar do filme ser ambientado no norte da Europa. Talvez o aspecto negro seja exclusivamente efeito do feitiço.
  • Como Scar, Mor'du matou membros de sua família para aproveitar o poder sobre o seu reino.
  • Mor'du tem semelhanças com o governante do Camboja Pol Pot. Assim como Pol Pot fez, Mor'du recusou-se a assumir a responsabilidade pelas tradições e as vidas de seu povo. Em cima disso, ele permitiu que sua nação caisse em destruição e decadência, deixando para trás um legado trágico de miséria e de sepulturas.
  • A história de Mor'du também possui grandes semelhanças com a história de Kenai do filme Irmão Urso. Ambos eram rapazes revoltados e agressivos, que em função do destino, se transformaram em ursos. Mas, ao contrário de Mor'du, que era mau, Kenai aprendeu a lição e absorveu os valores morais necessários para fazer sua escolha de vida.
v - e - d
Valente Logo
Mídias:

Filmes: Valente | A Lenda de Mor'du
Televisão: It's a Small World: The Animated Series | Once Upon a Time | Princesinha Sofia
Vídeo games: Valente (video game) | Temple Run | Disney INFINITY | Disney INFINITY: 2.0 Edition | O Reino Mágico da Disney
Música: Valente (Trilha-sonora) | Cante e Conte
Livros: Little Golden Book | Big Golden Book | Ultimate Sticker Book | The Essential Guide | The Art of Brave | Valente: Um Sopro de Magia | Fate Be Changed (A Twisted Tale)

Personagens:

Princesa Mérida | Rei Fergus | Rainha Elinor | Harris, Hubert e Hamish | Angus | Lorde MacGuffin | Lorde Macintosh | Lorde Dingwall | Mor'du | Maudie | Jovem MacGuffin | Jovem Macintosh | Wee Dingwall | A Bruxa | O Corvo | Will o Wisps | Martin | Gordon | O Guerreiro Enorme | O Rei Ancião | Os Três Irmãos | Clã DunBroch

Objetos:

Arco e Flecha de Mérida | Vestido de Mérida | Anel de Pedras | Encantos Elementares | Medalhão da Mérida | Bolo do Feitiço | Tapeçaria da Família DunBroch

Locais:

Escócia | DunBroch | Castelo de DunBroch | Casa da Bruxa | Ruínas do Reino Ancestral

Músicas:

O Céu Eu Vou Tocar | Ao Ar Livre | Learn Me Right | Canção do Mor'du | Noble Maiden Fair (A Mhaighdean Bhan Uasal)

Advertisement