FANDOM

O Corcunda de Notre Dame

DUntitled-2.png

Lançamento
Estados Unidos 21 de Junho de 1996
Brasil 28 de Junho de 1996
Home video
VHS 9 de Abril de 1997
DVD 19 de Março de 2002
Direção e Produção
Direção Gary Trousdale, Kirk Wise
Produção Don Hahn
Música e Orçamento
Música Alan Menken
Orçamento $100 milhões

O Corcunda de Notre Dame é um dos filmes da era de ouro dos Estúdios Disney vivenciada nos anos 1990. Embora tenha apresentado um desempenho inferior á maioria dos filmes desse período, foi considerado um relativo sucesso na sua estreia em 1996.

Sinopse

Instigado por seus amigos gárgulas, Quasídomo enfrenta seu malvado guardião e aventura-se a sair da torre para participar do alegre “Festival de Tolos”, a maior festa do ano realizada nas ruas de Paris. Quando a atenção da multidão volta-se para o bondoso tocador de sinos por causa da sua aparência, ele é salvo por Esmeralda, uma linda cigana. Quasídomo passa a travar duas batalhas: evitar a destruição da cidade que ama e, ao mesmo tempo, convencer todos a enxergar quem são e o que são realmente as outras pessoas, e não apenas as aparências.

Produção/Trivialidades

  • As gárgulas são chamadas “Victor” e “Hugo”, devido a Victor Hugo, autor do livro original.
  • Na cena em que Frollo canta “Fogo do Inferno” e vê Esmeralda dançando no fogo á sua frente, o MPAA insistiu que a Disney tornasse as roupas da princesa mais bem-definidas, já que ela parecia estar nua.
  • Últiomo papel de Mary Wickes, que morreu antes de terminar suas falas.
  • Os diretores Kirk Wise e Gary Trousdale convocaram o ator Tony Jay para o papel de Frollo porque amaram sua voz quando trabalharam com ele em A Bela e a Fera, onde interpretou Monsieur D’Arque.
  • Os cânticos latinos ouvidos durante o filme são adaptados de cânticos reais.
  • No livro, Frollo é na verdade um arquidiácono. Os produtores decidiram mudá-lo para um juiz porque tornaria suas ações mais sinistras e evitaria problemas com a igreja católica.
  • Depois do lançamento inicial do filme, uma edição limitada do livro de Victor Hugo também foi relançada, contendo introdução do produtor Don Hahn.
  • Teve sua premiere em 19 de junho de 1996, em Nova Orleans, usando seis telas gigantes.
  • Bette Midler cantou outra versão de “Salve os Proscritos” para o lançamento da trilha sonora. Várias palavras foram modificadas para o lançamento.
  • Rico de animação computadorizada e cenários CGI. Todos os sinos são gerados por 3D, o confeti do festival dos tolos, pilares da catedral, etc.
  • No filme, a mãe de Quasímodo morre batendo a cabeça na escada. No livro, quem morre dessa maneira é a mãe de Esmeralda.

Também no FANDOM

Wiki aleatória