FANDOM


Shan Yu
Shan Yu.png
Sexo Masculino
Cidade Natal China
Ocupações Líder dos hunos
Afiliações Ruim
Objetivo Conquistar a China
Casa Desconhecida
Família Desconhecida
Gosta Dos planos bolados por ele mesmo, quando consegue vencer uma batalha
Voz nos Estados Unidos Miguel Ferrer, Corey Burton (Kingdom Hearts II)
Voz no Brasil Leonardo José

Shan Yu é o líder do mal dos hunos e o principal antagonista no filme da Disney de 1998, Mulan. Ele é dublado por Miguel Ferrer no filme, e por Corey Burton em Kingdom Hearts II. Ele rapidamente se tornou um dos vilões mais famosos da Disney, ficando no número 18 do Top 30 de vilões da Disney, e foi premiado com 48 dos 60 pontos possíveis no banco de dados de vilões do filme.

Personalidade

Shan Yu é um dos vilões mais cruéis e impiedosos jamais vistos no universo da Disney. Ele prova que ninguém é inferior a ele matando seus inimigos a sangue frio para provar sua força. Ele até faz piadas sobre isso: Depois de capturar dois batedores imperiais e enviá-los para entregar o seu desafio para o imperador, ele pergunta ao seu arqueiro quantos homens são necessários para levar uma mensagem. O arqueiro em seguida, mostra o arco e responde, "1". Em última análise, apenas um olheiro entrega a mensagem, o que implica que o arqueiro matou o outro. Ele também é mostrado para ser implacável, mesmo para os indivíduos indefesos, como evidenciado por seu sorriso assassino quando ele sugere que ele vai "devolver" a boneca para seu proprietário, bem como para ser implícito de que ele matou a dona da boneca, bem como sua inteira aldeia.

Shan Yu também é extremamente confiante, tanto sobre ele quanto sobre a força e superioridade de seu exército, muitas vezes permitindo deliberadamente seus inimigos a vantagem, a fim de provar a sua força. Tais exemplos incluem o seu ataque sobre a Grande Muralha, onde ele permitiu que uma sentinela solitária pudesse acender o sinal de fogo, o envio da palavra ao Imperador e dando-lhe tempo para mobilizar o exército imperial. Mais tarde, ele permite que um dos espiões chineses possam retornar à Cidade Proibida, presunçosamente dizendo ao espião para informar ao Imperador para enviar seus melhores soldados para enfrentar os hunos. Neste caso, ele ainda afirma que o Imperador "convidadou" ele. Ele também decide ir direto para a passagem da montanha que o levaria direto para a Cidade Proibida, sabendo muito bem que toda a Vanguarda Imperial está guardando o passe e rejeita completamente a opção de simplesmente ir em torno das montanhas e evitar o exército inimigo. Quando ele e seus homens foram mais tarde revelados para ter conseguido destruir completamente a Vanguarda imperial, isso acabou justificando o fato de ele se achar o mais forte guerreiro.

Habilidades

Shan Yu é um lutador endurecido e um combatente letal, armado ou não, como mostrado onde ele domina Shang em uma luta. Ele possui força sobre-humana (talvez perdendo apenas para Chien Po). Ele pode quebrar uma porta, sem esforço e simplesmente cortar um pilar maciço em pedaços com sua espada. Além de sua força, ele também possuía uma quantidade sobre-humana de resistência, tendo sobrevivido a ser enterrado em uma avalanche para o que está implícito de ter sido por horas, sem efeitos nocivos aparentes, algo que apenas 5 outros hunos conseguiram sobreviver. Ele é especializado em sobrevivência, sendo capaz de deduzir que uma boneca entregue a ele por seu falcão veio de uma aldeia em uma passagem da montanha nas proximidades, onde exércitos imperiais aguardavam.

Aparições

Mulan

Shan Yu 1.png

Shan Yu na Grande Muralha, no começo do filme.

Na cena de abertura do film, vemos Shan Yu escalando a Grande Muralha da China e liderando os hunos em uma invasão na China, dando o tom para o resto do filme. Quando um dos guardas chineses da Grande Muralha revelou que ele acendeu as tochas e que o Imperador em breve saberá da presença de Shan Yu, na tentativa de intimidá-lo, Shan Yu queima uma das bandeiras dizendo "perfeito", revelando que o Imperador recebeu a mensagem de Shan Yu e a invasão dos hunos era exatamente o que ele tinha a intenção de realizar.

Mais tarde, Shan Yu destruiu uma outra aldeia e descobriu dois espiões do Imperador. Ele ordena a eles para passar uma mensagem ao Imperador dizendo para enviar seus melhores homens para a batalha. Antes de os dois serem capazes de ir embora, ele manda matar um deles.

640px-Shan Yu 48.png

Shan Yu esta vivo.

Enquanto dirige-se à cidade imperial, seu falcão recupera a boneca de uma menina de um vilarejo. Na boneca, existe uma crina de cavalo branco do exército do general. Em vez de evitar o exército, ele e seus homens pretendem ir nessa direção. Seus exércitos esmagam os soldados do imperador com facilidade até chegarem a uma passagem da montanha, onde eles são cortados pelas tropas do capitão Li Shang. Em um ato de barbaridade feroz, ele e as suas tropas também aproveitam a oportunidade para destruir a vila a partir do qual a boneca da menina veio, depois de Shan Yu sugerir ironicamente que devolveu a boneca à criança, aparentemente, sem deixar sobreviventes.

Os exércitos lutam constantemente atirando canhões. Eventualmente Shan Yu leva os hunos até o exército para atacar. Embora os hunos superam amplamente as tropas de Shang, Mulan consegue enterrá-los em uma avalanche apontando um foguete contra uma montanha próxima. Shan Yu quase escapa, mas, como seus homens, é levado por neve.

Acredita-se que ele foi morto e derrotado, mais Shan Yu e um grupo de sobreviventes hunos são capazes de infiltrar-se no palácio do Imperador e capturá-lo durante a cerimônia de vitória.

640px-Shan Yu 71.png

A morte de Shan Yu.

Mulan, Shang, Yao, Ling e Chien-Po escalam a parede do palácio e rapidamente superam os guardas hunos. Assim como Shan Yu move-se para atacar o Imperador, Shang ataca ele e Chien-Po carrega o Imperador com segurança. Assim como o Imperador escapa, Shan Yu domina Shang e logo reconhece Mulan como o soldado que causou a avalanche. Mulan atrai-lo para o telhado do palácio, onde ele tenta matá-la, até que Mushu se joga com fogos de artifícios em Shan Yu, que o impulsiona em uma torre cheia de fogos de artifício, fazendo ele para ser morto na explosão.

O Point do Mickey

Shan Yu faz várias aparições menores. Sua mais notável é quando ele, Jafar e Hades são vistos conversando com Mortimer Mouse e fazendo apostas. Em outro episódio, Margarida chuta Shan Yu e alguns outros vilões de uma mesa, porque estava reservada para "alguém importante".

Kingdom Hearts II

Shan-Yu KHII.png
Shan Yu aparece em Kingdom Hearts II como o principal antagonista da Terra dos Dragões. Em vez dos hunos, ele possui um exército de Heartless em seu comando. O enredo do mundo segue o filme fielmente quanto poderia. As únicas diferenças são que ele quase não falou, e que, ao contrário do filme, ele, ironicamente, acabou caindo da varanda para sua morte.

Shan Yu aparece pela primeira vez no início do mundo, com seu falcão, Hayabusa. Ele havia incendiado uma aldeia e estava de pé nas ruínas, sorrindo sobre a destruição que ele causou.

Em seguida, ele é visto por Mushu entrando em uma caverna fora da aldeia. Sora, Mulan, Donald e Pateta entram para provar ao capitão Li Shang que eles podem, Mulan entra na caverna, seguida pelos outros. No entanto, ela é, na verdade, uma armadilha. Enquanto os heróis estão presos na caverna lutando com os Heartless, Shan Yu ataca a aldeia, queimando-o, assustando os moradores e transformando algumas das pessoas em Heartless enquanto alguns dormem.

Uma vez que o grupo vê a destruição, eles vão até o cume da montanha para encontrar o Huno. Embora ele aparece com um exército maciço de Heartless, Sora e companhia destruem a maioria deles e com o raciocínio rápido de Mulan, ela envia Shan Yu e o resto dos Heartless sobre a borda de uma crista em uma avalanche.

Depois de sobreviver a avalanche como no filme, Shan Yu ataca o Palácio Imperial e distrai Sora com um grupo de soldados do Capitão Shang, que são, na verdade, Heartless. Ele é derrotado por Sora, Donald, Pateta e Mulan em uma batalha climática. Depois de sua derrota, Sora recebe o Hidden Dragon Keyblade. Sua espada serve como o objeto necessário para abrir o Gate da Terra dos Dragões.

Kingdom Keepers

Shan Yu aparece no Pavilhão da China no Epcot, onde ele tenta matar Finn e Charlene. Ele parece estar agindo de forma independente dos Overtakers.

Parques da Disney

Shan Yu DLP.jpg

Shan Yu na Disneylândia Paris.

Shan Yu é uma personagem rara com exceções na Disneylândia Paris. Ele apareceu regularmente em Walt Disney World antes de 2006, mas desde então não fez nenhuma aparição verdadeira lá.

Durante o lançamento do filme original, Shan Yu foi destaque em um carro alegórico no desfile temático de Mulan na Disneylândia. Ele foi mostrado sendo explodido em um fogo de artifício, fazendo referência a sua morte.

Shan Yu também participou do Martial Arts Festival no Disney's Wide World of Sports em Walt Disney World.

Em 2013, Shan Yu foi colocado com outros vilões da Disney para o evento noturno "Unleash the Villains" organizado por Hades no Hollywood Studios da Disney no Walt Disney World.

Cinderella's Surprise Party

No primeiro show no castelo do Magic Kingdom, a Rainha planeja tomar o controle e ela envia Shan Yu, Jafar e Capitão Gancho para acabar com Mickey e seus amigos. Mickey chama Mulan, Gênio e Peter Pan para derrotar os vilões. Shan Yu está preso em uma grande caixa de aniversário com fogos de artifício por Mulan e morre na explosão. Ele é o único vilão a ser morto no show.

The Disney Villains Halloween Party

Na Disneylândia Paris, Shan Yu se junta ao Halloween com outros vilões como Jafar, Gaston e Dr. Facilier. No show ele luta brevemente contra o Governador Ratcliffe em um duelo de espadas.

Trivialidades

  • De acordo com os autores, a razão por que eles decidiram matar Shan Yu da maneira que eles fizeram foi porque queriam evitar a queda típica até a morte, como a forma como Gaston morreu.
  • Considerando a definição e seu ponto de origem, Shan Yu e seus hunos poderiam ser de fato membros do povo Xiongnu, tribos Tuco-mongóis que viviam nas terras ao norte da Grande Muralha e conquistaram a maior parte do estepe na Ásia Central, nos três primeiro séculos antes de Cristo. É considerado por muitos que os Hunos que invadiram a Europa cerca de 375 AD são descendentes daqueles Xiongnu que foram expulsos pelos chineses no Turquemenistão.
    • Esta hipotese é ainda apoiada pelo nome de Shan-Yu, como um "Shanyu" ou "Chanyu" era o que os líderes Xiongnu foram chamados, bem como um líder mongol seria "Khan".
  • Shan Yu é mostrado para ser muito inteligente. Diferentemente da maioria dos personagens do filme, Shan Yu não subestima os poderes das mulheres. Ele também, ao contrário de Chi-Fu, não silencia e menosprezar Mulan quando eles conversam uns com os outros antes de sua morte. Quando Mulan revela que ela causou a avalanche e veio com a idéia de salvar o Imperador, Shan Yu sabe instantaneamente que Mulan é o maior obstáculo em seus planos, e vai matá-la sem hesitação, mas é claro que foi explodido em pedaços como parte do plano de Mulan.
  • Shan Yu é um dos poucos vilões que não têm sua própria canção, ao contrário de tais vilões como Jafar, Gaston, Scar, Claude Frollo, Úrsula, e Dr. Facilier.
  • Shan Yu é o terceiro vilão de uma princesa da Disney para montar um cavalo, ele foi precedido por Gaston e Jafar.
v - e - d
Mulan Logo.png
Mídias:

Filmes: Mulan | Mulan 2 | Disney Princess Enchanted Tales: Honesty and True | Descendentes | Filme em live-action
Televisão: O Point do Mickey | Once Upon a Time | It's a Small World: The Animated Series | Princesinha Sofia
Vídeo games: Mulan | Disney's Mulan: Story Studio | Animated StoryBook: Mulan | Kingdom Hearts | Disney INFINITY: 3.0 Edition
Música: Mulan (Trilha-sonora original) | Mulan JR.

Personagens:

Mulan: Fa Mulan | Mushu | Gri-Li | Li Shang | Yao, Ling e Chien Po | Chi-Fu | General Li | Shan Yu | Fa Zhou | Fa Li | Vovó Fa | Ancestrais da Família Fa | A Casamenteira | O Imperador da China | Sha-Ron | Ting-Ting, Su e Mei | Khan | Irmãozinho | Hayabusa, o Falcão | Elite dos Soldados Hunos | Exército Huno
Mulan 2: Lord Qin | Príncipe Jeeki

Objetos:

Espada de Mulan | Amuleto do Imperador | Espada de Shan Yu | Gongo de Mushu | O Grande Dragão de Pedra | Pente Flor | Dragão Dourado da União | Amuleto de Mulan e Shang

Locais:

China | Cidade Imperial | Casa da Família Fa | Palácio do Imperador | Acampamento | Vila | Casa da Casamenteira | Templo da Família Fa | Campos de Colheita

Canções:

Honrar a Todas Nós | Imagem | Não Vou Desistir de Nenhum | Alguém pra Quem Voltar | True To Your Heart | Primeira Lição | Simples Garota Quero Ser | Here Beside Me | Working For A Dream

Outros:

Disney Sing Along Songs: Honor to Us All

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória