Fandom

Wiki Disney Princesas

Sparkling Princess

2 414 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar

Sparkling Princess (nomeada no Brasil como Princesas Brilhantes) é uma linha de bonecas lançada originalmente em 2001 pela Mattel, tendo sua última edição fabricada em 2015. Ela definiu os produtos da Disney Princesa e foi responsável por várias mudanças nos vestidos das Princesas Disney.

História

2001-2003

6b8f5b816293189479427916c10b69ba.jpg

A linha original.

Na primeira linha, as Princesas incluídas foram: Bela, Aurora, Branca de Neve, Ariel, Jasmine e Cinderela. Com exceção de Ariel e Branca de Neve, todas as outras personagens usavam vestidos menos populares, embora nas fotos promocionais da caixa, elas aparecessem com seus vestidos icônicos. Cinderela apareceu com seu vestido cor-de-rosa, que foi rasgado por suas meio-irmãs no clímax do filme. Aurora aparece com seu vestido azul. Bela aparece com seu pouco conhecido vestido vermelho de inverno e Jasmine com seu traje violeta. Nesta época, a franquia tinha muitas personagens femininas, mais a Mattel só incluiu as mais importantes, como todas as outras foram excluídas posteriormente. As personagens geralmente eram nomeadas junto com a palavra 'Sparkling', como por exemplo: "Sparkling Ariel" (Ariel Brilhante, literalmente). Isso no entanto, não foi mantido por muitos anos e hoje não é muito usado pela Mattel. Esta linha também tinha um slogan em seu inicio, chamado "To be a Princess is to Sparkle!", algo como "Ser uma princesa é brilhante!".

Ela se manteve até 2003, quando a Mattel começou a desenvolver uma nova versão para 2004.

2004-2006

Hurricanelineup.jpg

A linha de 2004.

Para renovar a linha, a Mattel mudou as embalagens e os vestidos das Princesas Disney. As roupas ganharam mais brilhos, e as mesmas personagens da primeira coleção voltaram para esta.
414HZ8XSS3L.jpg

Blossom Beauty Mulan, boneca da personagem para esta linha.

Diferente da primeira coleção, em que a maioria das Princesas usavam vestidos não muito populares, nesta, a maioria usa suas famosas roupas. No entanto, Jasmine ainda aparece com seu vestido violeta, e em destaque, Ariel aparece como sereia, com algumas adições de tecido, algo parecido com a Jasmine da coleção anterior. O diferencial nas embalagens era a adição de mais brilhos e o fato de que o texto sobre a princesa, presente na primeira linha, foi totalmente retirado dessa, e substiuído por uma foto da boneca.

Depois, Mulan foi adicionada nesta linha em uma tentativa de divulgar o lançamento de Mulan 2. Esta versão da linha durou até o ano de 2006.

2007

1000x1000.jpg

A linha Shimmer Princess.

A Mattel resolveu dar um novo nome para a linha no ano de 2007, aonde foi chamada de Shimmer Princess, numa tentativa de melhorar o desempenho comercial da franquia. As Princesas ganharam rostos mais similares aos seus rostos originais, os vestidos ganharam mais detalhes e a boneca era acompanhada de uma varinha que virava anel. Os brilhos na embalagem foram modificados para um tom dourado, embora antes fossem brancos. As personagens das linhas anteriores foram todas mantidas, e continuaram usando os mesmos vestidos da linha de 2004.

Mulan foi adicionada em um set durante o final do ano, com uma versão exclusiva da personagem para a linha Shimmer Princess, mais nunca chegou a ser vendida separada nessa versão. Como o nome não pegou, a Mattel decidiu que voltaria a trabalhar com a linha original em 2008.

Mais tarde, em 2009, Tiana também ganhou uma versão desta linha em um conjunto de bonecas.

2008

Disney Princess Sparkling.jpg

Sparkling Princess de 2008.

A linha de 2008 foi uma reutilização da linha Shimmer Princess, com duas exceções, as Princesas ganharam detalhes de diversas cores nos vestidos, e Mulan começou a usar seu vestido da casamenteira, em vez do vestido simples de camponesa. Elas também tinham flores estampadas em seus vestidos e Mulan acabou ganhando uma coroa, algo que não havia acontecido nas linhas anteriores. Cada Princesa foi representada por uma cor, presente em sua coroa/vestido: Branca de Neve (vermelho), Cinderela (azul), Aurora (rosa), Ariel (roxo), Bela (amarelo) e Mulan (violeta). Outra curiosidade é que Jasmine foi excluída da linha de 2008, para dar lugar definitivo para Mulan, que havia gerado mais lucros, principalmente por causa do lançamento de Mulan 2.

Esta versão da linha se tornou muito popular, ao ponto de lançarem novas linhas a cada ano.

2009

A linha de 2009 se tornou muito similar a linha do ano anterior, no entanto, teve como destaque os detalhes dourados, que foram usados na linha Shimmer. Outro detalhe é que Ariel voltou a usar seu vestido cor-de-rosa nesta coleção, embora tivesse aparecido como sereia nas coleções anteriores (com exceção da primeira). A linha permaneceu com a mesma formação de 2008, com a exclusão de Jasmine e Pocahontas (embora Jasmine tenha aparecido em um set no final do ano). No entanto, Tiana foi adicionada a essa versão no final do ano, quando foi coroada para a franquia. Nas caixas não haviam muitos detalhes, a não ser a foto da personagem, em vez da foto da boneca. As coroas também se tornaram diferentes nesta linha, sem pedras. Outro detalhe é que a coroa de Cinderela é prata, enquanto a de todas as outras Princesas são douradas. Os nomes das personagens estão estampados tanto ao lado da boneca como impresso na parte transparente da caixa.

Esta linha iniciou o novo design das Princesas Disney, com coroas e brilhos em suas roupas, em uma tentativa de divulgar a linha Sparkling Princess.

2010

Na linha de 2010, Mulan foi retirada e Jasmine voltou, sendo a formação: Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine e Tiana. Assim como nas coleções anteriores, Jasmine estava com sua roupa violeta, que foi transformada em um vestido para essa coleção. No entanto, ela ainda aparecia com sua roupa azul turquesa nas imagens da embalagem. As roupas das Princesas ganharam diversos babados na saia e a parte de cima dos seus vestidos refletia as roupas originais usadas nos filmes. Um detalhe importante é que as coroas deixaram de ser douradas/pratas, e acabaram virando transparente, com cada coroa tendo uma cor diferente, algo que é usado até os dias de hoje. As cores das tiaras eram: Branca de Neve (vermelho), Cinderela (azul), Aurora (magenta), Ariel (rosa), Bela (amarelo), Jasmine (violeta) e Tiana (verde). A saia do vestido não tinha brilho, que ficou somente na parte de cima.

2011

A coleção de 2011 teve a mesma formação da coleção do ano anterior. Houve uma diferença muito grande entre a coleção de 2010 e a de 2011: as roupas foram menos detalhadas, mais ainda eram semelhantes as roupas usadas pelas Princesas nos filmes originais. A coleção ganhou brilhos em toda a roupa e haviam diversos laços adicionados aos vestidos. Em alguns vestidos, era usado prateado, já em outros, era usado dourado, para dar mais destaque aos brilhos, dependendo da cor do vestido. As tiaras tiveram suas cores mudadas também: Branca de Neve (amarelo), Cinderela (azul), Aurora (magenta), Ariel (rosa), Bela (vermelho), Jasmine (dourado) e Tiana (verde). O vestido de Jasmine ganhou mais detalhes dourados, além dos brilhos, e o cabelo das personagens era demasiado menor, se comparado as coleções anteriores. Algumas personagens como Bela, Aurora e Tiana ganharam rosas e flores em vez de laços. Os sapatos eram das mesmas cores das coroas, e também eram transparentes. Na parte de trás da embalagem da boneca, todas as Princesas estavam presentes, e foi usado o mesmo fundo usado para a coleção anterior, com uma escada.

Rapunzel foi incluida nesta linha posteriormente, depois de ser coroada oficialmente como um membro da Disney Princesa.

2012

Na linha de 2012, as bonecas ganharam um visual inovador, com menos tecido em suas roupas. Ela incluia inicialmente Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela e Rapunzel. No entanto, algum tempo depois, Jasmine e Tiana foram adicionadas também. Nas caixas, cada princesa tinha um simbolo diferente: maçãs (Branca de Neve), carruagem de abóbora (Cinderela), coroas (Aurora), conchas (Ariel), rosas (Bela), lampadas (Jasmine), flores de rã (Tiana) e sóis (Rapunzel). Os brilhos ainda eram mantidos na caixa. Diferente das outras coleções.

Jasmine finalmente apareceu com uma versão de sua roupa clássica de cor azul turquesa, no entanto, ela ganhou um tom mais escuro, devido ao seu novo visual na franquia. Ariel também recebeu um novo vestido, de cor verde, inspirado no vestido usado no novo design da personagem. A parte de cima dos vestidos são coladas ao corpo da boneca, com a saia do vestido sendo em tecido. Elas usam colares com seus devidos simbolos e coroas das mesmas cores. Na parte de trás da caixa, Tiana, Branca de Neve, Aurora, Ariel, Rapunzel e Jasmine estão sentadas, enquanto Bela e Cinderela estão em pé, a cima delas. Duas meninas estão brincando com as bonecas. A linha se tornou popular entre as meninas.

2013-2014

Em 2013, a Mattel lançou uma nova versão da linha, sem Jasmine e Tiana, incluindo Mérida (no entanto, Jasmine e Tiana foram adicionadas em 2014). As roupas eram similares as da coleção anterior, mais a diferença é que a parte de cima era semelhante ao vestido de cada Princesa, em vez de serem iguais, e também tinham menos glitter. O vestido de Mérida era baseado em seu vestido de princesa, em vez de seu vestido icônico, que ela utiliza mais no filme. Cada Princesa tinha uma ordem de cores diferentes, tanto no vestido quanto na coroa: Branca de Neve (amarelo, azul marinho, vermelho), Cinderela (azul, azul bebê, rosa claro), Aurora (rosa, magenta, amarelo), Ariel (verde claro, roxo, verde escuro), Bela (amarelo, dourado, vermelho claro), Jasmine (azul turquesa, azul turquesa escuro, dourado), Tiana (verde, branco, amarelo), Rapunzel (violeta, rosa, roxo) e Mérida (azul claro, amarelo, dourado). As mangas em seus vestidos era a principal forma de refletir as vestimentas originais. Os colares, que foram presentes em diversas linhas, foram retirados nessa. Em 2014, a linha foi renovada.

2015

Em 2015, a linha recebe sua última versão, já que a Hasbro comprou os direitos de produção das bonecas da Disney Princesa. Assim como na coleção anterior, a parte de cima dos vestidos é colada ao corpo, lembrando o vestido original de cada Princesa, com brilhos na parte da barriga e do peito. No entanto, diferente das duas linhas anteriores, a saia não é lisa em alguns casos (como Branca de Neve, por exemplo), ganhando brilhos, para refletir o novo design das Princesas Disney. As tiaras estão diferentes e os rostos estão mais próximos de seus visuais originais. O destaque desta coleção vai para Jasmine, usando calças, em vez de um vestido.

Trivialidades

  • Pocahontas é a única princesa que não ganhou uma versão nesta linha (com exceção de Elsa e Anna, que ainda não foram coroadas).
  • Como é mostrado na linha, Pocahontas, Mulan, Jasmine e Tiana são as Princesas menos populares da franquia, devido ao fato de que elas sempre são retiradas quando uma linha nova surge, ou simplesmente nunca fizeram a linha, como é o caso de Pocahontas.
  • Mulan e Pocahontas são as únicas Princesas Oficiais que não fizeram parte desta coleção nos últimos anos.
  • Os anos de 2001, 2002, 2003, 2009, 2010 e 2011 foram os únicos em que o vestido de Ariel foi rosa. De 2004 até 2008, sua roupa era baseada em sua versão como sereia. De 2012 até 2015, ela estava com seu vestido verde do novo design.
  • Isso faz com que Ariel seja a única Princesa a usar três "vestidos" diferentes nesta linha.
  • Até 2007, Jasmine esteve na linha, mais saiu em 2008, para dar mais espaço a Mulan. Em 2010, ela retornou novamente, sendo mantida até o último lançamento.
  • Com exceção das versões de 2012, 2014 e 2015, Jasmine apareceu em todos os anos com o vestido violeta, em vez de seu famoso vestido azul turquesa.
    • Isso foi provavelmente por que violeta é uma cor mais popular entre meninas.
  • Nas coleções de 2001, 2004, 2007, 2009 e 2015, Jasmine esteve usando calças. Ela foi a única Princesa da franquia, até o momento, a usar calças nesta linha.
  • Aurora sempre é referida como "Bela Adormecida", raramente sendo chamada pelo seu verdadeiro nome.
  • Até 2012, os comerciais da Sparkling Princess eram focados em contos de fadas, com músicas clássicas. A partir de 2013, os comerciais se tornaram algo mais pop.
  • A coleção de 2013-2014 é a que tem mais Princesas, sendo um total de nove personagens (Branca de Neve, Cinderela, Aurora, Ariel, Bela, Jasmine, Tiana, Rapunzel e Mérida), sendo seguida pela coleção de 2015.
  • Branca de Neve, Tiana, Rapunzel e Mérida foram as únicas Princesas a terem um único vestido como base para toda a linha.
  • A Hasbro não vai dar continuidade a esta linha.
  • Quando Mérida foi adicionada a linha, a imagem do seu redesign foi utilizada, no entanto, em 2014, a sua imagem original em 3D foi utilizada no lugar. Isso provavelmente aconteceu devido as critícas ao seu novo design.
  • A linha de 2012 foi a única em que as Princesas usavam o mesmo vestido, com a cor sendo o único diferencial.
  • Curiosamente, não existe exclusividade de cor para cada princesa, já que cada uma já usou ou ainda usa a mesma cor de outra:
    • Branca de Neve usa amarelo e azul, cores que também são/foram usadas por Cinderela, Aurora, Bela, Jasmine e Mérida;
    • Aurora usa rosa, cor que também já foi usada por Ariel e Mulan;
    • Ariel usa verde, cor que também é usada por Tiana;
    • Mulan já usou dourado e vermelho, cores que também já foram usadas por Branca de Neve, Bela e Jasmine;
    • Rapunzel usa roxo, cor que também já foi usada por Jasmine e Mulan.
  • No entanto, elas usam as cores em tons diferentes.
  • Em 2015, pela primeira vez, a imagem promocional da princesa esta ao lado da boneca, em vez de ficar na parte inferior da caixa, como aconteceu desde o começo da linha.
  • Em 2013-2014, as bonecas de Jasmine e Tiana não eram comercializadas no Brasil. Em 2015, elas finalmente começaram a ser comercializadas, mais esgotaram rapidamente. Não se sabe por que a Mattel resolveu não comercializar as bonecas anteriormente no país.
v - e - d
275px-Mattel-brand.svg.png
Linhas Anuais:

Sparkling Princess (2001-2015) | Ballerina Princess (2009-2015) | Bath Beauty (2010-2015) | MagiClip (2011-2015)

Anos 90:

Musical Princess | Perfume Princess | Dancing Princess | Bubble Princess | Holiday Princess (1996-2013) | Princess Stories Collection

Anos 2000:

My Favorite Fairytale Collection | Dazzling Princess | Flutter Fantasy | Cinderella Enchanted Swirl 'n' Style | My First Princess | Fantasy Fashions | Princess Party | Before Once Upon a Time | Charming Princess | Wishes Come True Cinderella | Dancing Ballerina | Precious Princess | Twinkle Lights | Glitter Precious Princess | Royal Style | Magic Fairy Lights Sleeping Beauty | Glitter Princess | Royal Nursery | Shimmer Princess | Disney Princess Enchanted Tales | Favorite Moments | Sparkle & Splash Ariel

Anos 2010:

Ballgown Surprise | Longest Hair Ever | Giftable Birthday | Fairytale Float | Party Princess | Cinderella Swirling Lights | Cinderella Blue Ring | Water Show Ariel | Mermaid-to-Princess Ariel | Birthday Wishes Ariel | Sparkle & Style Ariel | Crimp and Style Sleeping Beauty | Enchanted Hair Rapunzel and Pascal | Fairytale Hair Rapunzel | Color Magic Brush Rapunzel | Pose & Style Rapunzel | Bath Magic Rapunzel | Dream Princess | Colorful Curls Merida | Swimming Mermaid | Magic Dress Sleeping Beauty | Princess Sleeping Beauty & Prince Phillip | Sleeping Beauty Fairy Gift Set | Draw 'n Style Hair | Disney Princes Dolls | Disney Signature Collection | Shimmer Style | Disney Princess Snap 'N Style | Floral Princess | Glitter 'N Lights | Sparkle Doll & Friend Collection | Twirling Skirt Cinderella | Bath-Play | Royal Celebrations

Conjuntos e Playsets:

Ultimate Disney Princess Collection (2007-2015) | Royal Horse (2009-2015) | Disney Princess Ultimate Dream Castle (2009-2015) | Snow White and the Seven Dwarfs Light-Up Cottage | Disney Princess Party Playset | Under the Sea Palace | Magic Talk | Glass Slipper Boutique | Magic Wand Walking Horse | Snow White Kitchen | Princess Gift Set | Royal Stable | Ariel and Eric Doll Set | Ariel and Eric's Boat Ride | Ever After Rapunzel and Flynn | Royal Chariot | Belle's Tea Party | Ariel's Pool Party | Ariel 2-in-1 Royal Ship | Fairytale Wedding | Royal Tea Cinderella & Belle | Merida's Family Gift Set | Royal Car | Royal Slumber Party | The Little Mermaid: Lagoon Gift Set | Ariel's Flower Showers Bathtub | Royal Set's | Rags To Riches | Cinderella's Horse and Carriage | Rapunzel's Boat

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória