Fandom

Wiki Disney Princesas

Sultão

2 415 pages em
Este wiki
Adicione uma página
Comentários0 Compartilhar
Sultão

AgrabahSultan.png

Sexo Masculino
Aparência Baixo, barba, obeso, branco, sobrancelhas grandes e olhos castanhos, roupão cor creme, calças e turbante com penas azul-petróleo na frente, botas de ouro
Personalidade Crédulo, doce, compreenssivo, protetor, paternal, infantil, alegre.
Ocupação Sultão de Agrabah
Afiliações Bom.
Objetivo Fazer Jasmine encontrar um marido adequado (anteriormente)
Casa Agrabah
Parentes Jasmine (filha)
Aladdin (genro)
Cassim (cunhado)
Gosta Sua filha Jasmine, do controle sobre Agrabah, Aladdin, dos seus brinquedos, lealdade
Odeia Esquemas malignos de Jafar, traidores, as travessuras de Rajah
Voz nos Estados Unidos Douglas Seale (no primeiro filme)
Val Bettin (sequelas e série de TV)
Jeff Bennett (em Disney Princess Enchanted Tales)
Voz no Brasil Pietro Mário

O Sultão (nome verdadeiro, Hamed) é o governante de Agrabah, o pai da princesa Jasmine, e um dos protagonistas menores no filme da Disney de 1992, Aladdin, suas sequelas e série de televisão. Ele foi dublado pelo falecido Douglas Seale no primeiro filme, Val Bettin em outras aparições, e Jeff Bennett em Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams.

Personalidade

O Sultão é descrito em diversos meios de comunicação como sendo engraçado. Ele parece ser um pouco infantil, como ele é frequentemente visto brincando com vários brinquedos, algo que ele leva muito a sério. Embora ele ama carinhosamente Jasmine, ele é inicialmente frustrado devido a sua rejeição constante de pretendentes e empurra-la a escolher um marido. No entanto, ele explica suas ações dizendo que quer ver Jasmine cuidada, já que ele está nos seus últimos anos de vida. O Sultão também se orgulha de ser um excelente juiz de caráter. No entanto, contrariamente à sua própria crença, ele é bastante inocente, como ele não percebe que Jafar não é confiável até Aladdin mostrar a ele. Além de sua mente infantil, ele demonstrou ser um governante sabendo colocar seu poder em bom uso e pode ser rigoroso, às vezes. Ele nunca é mostrada como tendo uma esposa, embora ele faz menção de ter tido uma.

Aparições

Aladdin

O Sultão é dito por ser amado por seus súditos, mas, por vezes, torna-se frustrado com a sua filha. Ele parece não entender por que ela iria querer uma vida fora do palácio. Como a lei diz que ela deve se casar com um príncipe antes de seu próximo aniversário, ele fica preocupado quando Jasmine recusa todos os pretendentes em potencial. Ele é inconscientemente controlado pelo seu grão-vizir, Jafar, com a ajuda do bastão de cobra de Jafar, e acredita-se que isso esteja acontecendo já faz alguns anos.

Após a reunião com o 'Prince Ali Ababwa' (o Aladdin disfarçado), o Sultão é imediatamente impressionado com a grandiosidade de sua entrada, tanto que ele se esquece completamente de que ele não convidou e nem mesmo nunca ouvi falar de nenhum príncipe Ali. Ele permite "Príncipe Ali" para permanecer no palácio, enquanto ele tenta cortejar Jasmine. O Sultão é despreocupado com o anonimato do príncipe Ali, nem está preocupado com detalhes, como seu país natal como ele é feliz por ter um pretendente preocupado com Jasmine sendo perseguida por todos os outros príncipes. Ele também confidencia a Jafar que ele poderia ficar um homem livre como "talvez você não terá que se casar com a princesa depois de tudo." Este, sem saber, irritou Jafar como ele cobiçou Jasmine e queria ela como sua esposa, e viu o príncipe Ali como uma ameaça e potencial rival.

Mais tarde, Jafar tenta matar Aladdin para impedi-lo de se casar com Jasmine. Jafar então hipnotiza o Sultão em ordenar que Jasmine case com ele. No entanto, este plano é frustrado quando Aladdin reaparece e revela a traição de Jafar. O Sultão ordena a prisão de Jafar, mas Jafar consegue escapar. Depois de ver Aladdin e Jasmine juntos, ele percebe que os dois se apaixonaram, e Jasmine confirma que ela escolheu "Príncipe Ali", como seu pretendente. O Sultão fica absolutamente encantado por que Jasmine escolheu um pretendente e sem hesitação abençoa sua união.

No dia seguinte, o Sultão anuncia ele para o reino, mas Jafar retorna com a lâmpada e deseja tornar-se o sultão de Agrabah. Quando o Sultão e Jasmine se recusam a se curvar-se para Jafar, mesmo como o Sultão de Agrabah, Jafar faz o seu desejo de se tornar um feiticeiro. Ele transforma o Sultão em uma marionete viva a quem Iago usa em sua raiva colocando seus biscoitos secos à força. No entanto, quando Jafar é derrotado, tudo retorna ao normal. Quando tudo volta ao normal , o Sultão ouve Aladdin e Jasmine dizendo adeus, como Jasmine só pode se casar com um príncipe. O Gênio para corrigir a situação, diz a Aladdin que ele tem mais um desejo e que ele deveria usá-lo para ser um príncipe de novo. Apesar dos pedidos do Gênio, dizendo que Aladdin estará perdendo uma mulher maravilhosa como Jasmine, Aladdin mantém fiel à sua promessa anterior com o Gênio, deixando ele libertado. Observando que Aladdin tem provado o seu valor, tanto ao derrotar Jafar e liberando o Gênio, o Sultão decide revogar a lei do casamento para que Jasmine possa se casar com o homem a quem ela considera digno, no caso, Aladdin.

O Retorno de Jafar

Sultan return.jpg

O Sultão em O Retorno de Jafar.

Em O Retorno de Jafar, o Sultão anuncia que ele quer fazer Aladdin seu novo grão-vizir. No entanto, ele começa a suspeitar de Aladdin depois que ele defende Iago, que costumava trabalhar para Jafar, e ordena que ele deve espiar a ave. Quando Jafar retorna, ele tira proveito da nova posição de Iago como um "aliado" para Aladdin, e sugere ao Sultão e Aladdin para ter uma conversa em um lugar onde eles são emboscados por Jafar e Abis Mal. O Sultão é preso junto com os amigos de Aladdin, e Jafar usa seu turbante para enquadrar Aladdin para seu assassinato. Mais tarde, ele é liberado pelo Gênio e é visto mais tarde, no final do filme, novamente solicitando Aladdin para se tornar seu vizir, mas Aladdin recusa a oferta do Sultão porque deseja viajar e ver o mundo com Jasmine.

Aladdin (série de TV)

Princessstoriesvol2 028.jpg

O Sultão na série de televisão Aladdin.

Ao longo da série de TV, o Sultão desempenhou um papel de apoio importante, com alguns episódios olhando seus esforços para formar alianças com outras nações - incluindo uma ocasião em que ele quase foi amarrado a um casamento de uma rainha da Amazônia, e os outros olhando para seu passado, em um episódio que viu Aladdin e sua turma forçada a lidar com um feiticeiro à base de plantas chamado Arbutus que o Sultão tinha involuntariamente ofendido, tendo uma rosa do jardim da criatura em sua juventude. Arbutus exigiu que em 20 anos ele queria o mais precioso tesouro do Sultão em troca - e este "tesouro" era Jasmine. Em algumas ocasiões, o Sultão iria tentar provar que ele pode ser um aventureiro heróico e ousado bem como Aladdin, que ele provou quando Jasmine foi sequestrada por amazonas que queriam incluí-la em sua família.

Aladdin e os 40 Ladrões

Kingofthieves145.jpg

O Sultão em Aladdin e os 40 Ladrões.

Em Aladdin e os 40 Ladrões, o Sultão encontra o pai de Aladdin, Cassim, sem saber que ele é o Rei dos Ladrões, e imediatamente aceita ele. No entanto, mais tarde Razoul revela ao Sultão que Cassim é o rei dos ladrões e, sem outra escolha, o Sultão manda encarcerar Cassim no calabouço para toda a vida. Após Aladdin ajudar Cassim a escapar da caverna, e voltar a aceitar as conseqüências para suas ações, o Sultão se prepara para punir Aladdin com raiva por libertar Cassim, mas o Gênio e Jasmine vão em sua defesa, afirmando que tudo o que ele queria era dar a seu pai uma segunda chance. O Sultão aceita o seu pedido de desculpas. No final do filme, o seu desejo de ver Jasmine se casando com alguém se torna realidade quando ela se casa com Aladdin.

Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams

Image 0360.jpg

O Sultão em Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams.

O Sultão desempenha um papel menor em Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams, dando a Jasmine o trabalho de "Assistente Educadora Real" na Academia Real. Mais tarde, um de seus mais preciosos cavalos, Sahara, está faltando nos estábulos, então Jasmine, junto com Iago, Abu e Tapete, vão para encontrar Sahara e devolvê-lo para o palácio.

O Point do Mickey

O Sultão apareceu em participações especiais em O Point do Mickey. Na maioria das vezes ele pode ser visto aplaudindo depois de um dos desenhos animados com Jasmine sentada com ele.

Once Upon a Time in Wonderland

640px-W102OldPrisoner.png

O Sultão em Once Upon a Time in Wonderland.

O Sultão apareceu no show, interpretado por Brian George e Amir Arison, respectivamente em sua forma de adulta e jovem. Sua personalidade é, no entanto modificada. Em Agrabah, ele teve um caso com uma cortesã chamada Ulima. Durante a separação, ele deixou um anel para a jovem grávida. Esta última tornou-se a mãe de Jafar. Anos mais tarde, Ulima morrou de doenças, a tempo para revelar a seu filho que ele era de linhagem real. Jafar, com o anel na mão, apareceu para seu pai, depois de ter roubado expressamente um punhal da guarda real. O Sultão, impressionado com a coragem do menino, aceitou-o em seu palácio, como doméstico, fazendo-o prometer que nunca vai revelar a sua relação de sangue, aparentemente para evitar a desonra. Além disso, o Sultão tem um filho chamado Mirza. Durante um conselho realizado com os soberanos dos outros reinos, Jafar não era capaz de abster-se de falar em vez de Mirza. Mirza humilhou Jafar, a pedido de seu pai. Em seguida, o Sultão tenta matar Jafar, derrubando um balde de água nele, e o jogando entre os lixos. Jafar sobreviveu no entanto. Tendo aprendido a magia com Amarra, Jafar adulto voltou ao palácio, determinado a se vingar. Ele colocou Mirza em um desário de combate, mas o príncipe acabou por ser muito covarde para desafiar seu meio-irmão para espanto de seu pai e foi morto. Jafar pediu ao pai para reconhecê-lo como seu filho. O Sultão se recusou, de forma a tornar-se prisioneiro de Jafar. Embora o Sultão seja origem da má personalidade de Jafar, ele está consciente e horrorizado com o tirano a quem ele tem que criar.

Kingdom Hearts

O Sultão foi mencionado por Jasmine em Kingdom Hearts e Kingdom Hearts II, mas ele não apareceu em pessoa. O Sultão recentemente fez uma participação especial como um personagem walkaround na Disneylândia Paris, juntamente com o restante do elenco de Aladdin.

Parques da Disney

Alajasdisneylandparis.jpg

O Sultão na Disneylândia Paris.

O sultão atualmente não faz aparições para encontrar e cumprimentar as pessoas nos parques americanos, mas pode ser encontrado em uma pequena seleção de apresentações.

Em 2013, como parte do evento Disney Dreamers Everywhere!, o Sultão estreou como um personagem meet-and-greet na Disneylândia Paris. Não se sabe se ele virá para os outros parques, no entanto.

Aladdin: A Musical Spectacular

Em Disney California Adventure, o Sultão aparece no musical em estilo Broadway baseado fora do filme. Como no filme, o Sultão está lutando para encontrar um pretendente para sua filha, a princesa Jasmine. O Sultão desempenha a mesma função que ele faz no filme.

Bon Fire Dance

O sultão se junta a Aladdin, Jasmine, e Gênio em Tokyo DisneySea no espetáculo noturno.

Trivialidades

  • O Sultão ainda tem que fazer uma aparição na série Kingdom Hearts. Ele foi mencionado por Jasmine no jogo original e ela afirma que ele foi eliminado por Jafar. No jogo Kingdom Hearts II, Aladdin menciona o Sultão dizendo que ele não quer falar sobre a possibilidade de liberdade de Jafar.
  • Ele é semelhante ao Rei do filme de Cinderela, o pai do Príncipe Encantado.
  • O Sultão também é semelhante a Maurice de A Bela e a Fera e o Professor Porter de Tarzan. Todos os três são pequenos, idosos, têm filhas e se tornam pais de filhas heroínas relacionadas com os heróis da Disney Aladdin, o Príncipe Adam e Tarzan, respectivamente.
v - e - d
Aladdin Logo.png
Mídias:

Filmes: Aladdin | O Retorno de Jafar | Aladdin e os 40 Ladrões | Descendentes | Gênios | Aladdin (filme em live-action)
Televisão: Aladdin (série de TV) | Hércules e a Noite Árabe | O Point do Mickey | Disney Princess Enchanted Tales: Follow Your Dreams | Once Upon a Time | Once Upon a Time in Wonderland | Princesinha Sofia
Vídeo games: Aladdin (vídeo game) | Nasira's Revenge | Disney's MathQuest With Aladdin | Kingdom Hearts | Disney INFINITY | Disney INFINITY: 2.0 Edition | Disney Contos Encantados
Música: Aladdin (Trilha-sonora original) | Aladdin (musical)
Livros: Little Golden Book | A Whole New World (A Twisted Tale)

Personagens:

Aladdin: Aladdin | Jasmine | Gênio | Abu | Tapete Mágico | Sultão | Rajah | Jafar/Jafar (forma de cobra)/Gênio Jafar | Iago | O Mascate | Razoul | Guardas Reais | Gazeem | Príncipe Achmed | Duas Crianças com Fome
Continuações: Abis Mal | Cassim | Sa'Luk
Série de TV: Sadira | Merc | Rainha Hippsodeth | Scara | Rei Pector | O Mukhtar | Eden | Sultão Pasta Al-Dente | Dhandi | Hamed | Pharabu | Príncipe Uncouthma | General Gouda | Brawnhilda | Bud | Runta | Thundra | Rainha Kimbla | Brisbane | Sydney | Coala Kid | Machana | Fasir | Cavaleiros de Ramond | Samir o "Destruidor" | Squirt | Capitão Al Bahtross | Príncipe Wazoo | Ajed Al-Gebraic | Amal | Abnor Mal | Mechanicles | Zarasto o Saqueador | Marauders | Zorasto | Mozenrath | Xerxes | Khartoum | Sirocco | Shaman | Miragem | Haroud Hazi Bin | Fashoom | Saleen | Armand | Ayam Aghoul | Sombra Aladdin | Caliph Kapok | Sootinai | Malcho | Dominus Tusk | Sultão Al Muddy| Al Muddy | Aziz | Minos e Fátima | Nefir Hasenuf | Diabinhos de Nefir | Arbutus | Magma | Amuk Moonrah | Chaos | Amin Damoola | Nasira | Frigeed | Anubis | Shakata, Razili, e Farida | Monstro de Areia| Tubarão de Areia | Mothias | Ding e Oopo | Rainha Deluca | Rei Zahbar | Irmãos da Rainha Deluca | A Grande Fenda | Gregarius | Mamluks | Kileem | Etérea | Zim e Zang | Kutato | Unkbuut
Outros personagens: Mãe de Aladdin | Sultana | Jenna | Bizarrah

Objetos:

Escaravelho Dourado | Bastão de Jafar | Lâmpada do Gênio | Lâmpada de Jafar | Oracle's Scythe | Mão de Midas

Locais:

Agrabah | Caverna das Maravilhas | Palácio do Sultão | A Ilha Desaparecida | Odoríferos | A Ilha de Galifem | Morbia

Músicas:

Aladdin: Noites da Arábia (Reprise) | Correr para Viver (Reprise) | Amigo Insuperável | Príncipe Ali (Reprise) | Um Mundo Ideal (Reprise)
O Retorno de Jafar: I'm Looking Out for Me | Nada Vale Mais no Mundo | Esqueça esse Amor | You're Only Second Rate
Os Quarenta Ladrões: Há uma Festa aqui em Agrabah (Reprise) | Vem de Algum Lugar | Bem-vindo aos Quarenta Ladrões | Pai e Filho | Você Está Dentro ou Fora?
Enchanted Tales: Follow Your Dreams: Eu não Deixo de Olhar para Você | Mais que uma Princesinha Pavão
Deletadas: Humiliate the Boy | Proud Of Your Boy

v - e - d
Kilala Logo.png
Mídias:

Princesa Kilala (Volumes)

Personagens:

Kilala Reno | Rei | Erica Ange | Senhora Boas Maneiras | Kenta | Tippe | Valdou | Branca de Neve | Os Sete Anões (Mestre, Zangado, Feliz, Soneca, Atchim, Dengoso, Dunga) | Rainha Má | Príncipe Florian | Urubus | Ariel | Linguado | Sabidão | Sebastião | Úrsula | Pedro e Juca | Rei Tritão | Príncipe Eric | Max | Cinderela | Príncipe Encantado | Madame Tremaine | Anastasia | Drizella | Jaq e Tata | Fada Madrinha | Grão-Duque | O Rei | Lúcifer | Major | Bruno | Tinker Bell | Bela | A Fera | Horloge | Lumière | Madame Samovar | Zip | Gaston | LeFou | Sultão | Aurora | Príncipe Phillip | Fauna, Flora e Primavera | Malévola | Aladdin | Jasmine | Gênio | Jafar | Iago | O Sultão de Agrabah | Razoul | Tapete Mágico | Abu | Rajah | Sylphy

Locais:

Avalor | Portal dos Sonhos | Paradiso | Casa dos Sete Anões | Castelo da Rainha Má | Atlântida | Caverna de Úrsula | Casa de Cinderela | Castelo do Rei | Castelo do Rei Stefan | Floradiso | Castelo da Fera | Agrabah

Objetos:

Tiara Mágica | Espelho Mágico | Maçã Envenenada | Sapatinho de Cristal | Tridente | A Rosa Encantada | Bastão de Jafar

v - e - d
EnchantedTalesLogo.png
Mídias:

Merchandising: Disney Princess Enchanted Tales | Produtos | Princess dance-along Studio
Episódios: A Kingdom of Kindness | Follow Your Dreams | Honesty and True

Personagens:

Princesa Aurora | Príncipe Phillip | Rei Stefan | Rainha Leah | Rei Hubert | Fauna, Flora e Primavera | Animais da Floresta | Sansão | Bela | A Fera | Horloge | Madame Samovar | Zip | Lumière |Sultão | Princesa Jasmine | Abu | Tapete Mágico | Sultão | Rajah | Iago | Princesa Cinderela | Jaq e Tata | Pássaros | Mulan | Mushu | Gri-Li | Fa Li | Vovó Fa

Locais:

Castelo do Rei Stefan | Agrabah | Palácio do Sultão | Castelo do Rei | Casa da Família Fa

Músicas:

Keys to the Kingdom | When You Love Someone | I've Got My Eyes on You | More Than A Peacock Princess | You'll Never Lose This Love | Working For A Dream | Happiness Was Made To Share

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Mais da comunidade Wikia

Wiki aleatória