FANDOM

Telmodeavelar
"Telmo Perle Münch"
Nascimento: 2 de outubro de 1923
Curitiba, Paraná, Brasil
Morte: 9 de janeiro de 2017 (93 anos)
Cidade do Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Nacionalidade: Button br Brasileiro
Outros nomes: Telmo de Avelar
Anos em atividade: 1963–2011

Telmo Perle Münch (Curitiba, 2 de outubro de 1923 - Rio de Janeiro, 9 de janeiro de 2017), também conhecido como Telmo de Avelar, foi um ator, dublador, tradutor e diretor de dublagem brasileiro.

É conhecido por ter traduzido e dirigido vários clássicos do estúdio cinematográfico americano Walt Disney Pictures para a Língua Portuguesa, inclusive adaptando as letras das músicas.

Atualmente tem trabalhado na Delart Estúdios Cinematográficos como tradutor e diretor de dublagem em séries e longa-metragens.

Ele foi a primeira voz de Pateta no Brasil, fez a voz do Chef Louis em A Pequena Sereia, além de ter feito o Xerife Sam Brown em Nem que a Vaca Tussa. Ele também trabalhou na direção e tradução dos filmes Branca de Neve e os Sete Anões (na segunda dublagem), Os Aristogatas, A Pequena Sereia, Pinóquio (na segunda dublagem), A Espada Era a Lei, 101 Dálmatas, Robin Hood, O Caldeirão Mágico, A Bela e a Fera, Aladdin, O Rei Leão, Mogli: O Menino Lobo, entre outros.

Telmo de Avelar faleceu no dia 9 de Janeiro de 2017 no Hospital Municipal Lourenço Jorge, no Rio de Janeiro, vítima de falência múltipla de órgãos. Ele foi internado 3 dias antes por conta de um câncer de pulmão em estado avançado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória